São Paulo, sábado, 27 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Mantega procura formulador de política econômica para Fazenda

SHEILA D'AMORIM
DE BRASÍLIA

Além de um novo secretário da Receita Federal, o ministro Guido Mantega (Fazenda) está à procura de um nome para a Secretaria de Política Econômica (SPE).
O cargo, que nos últimos anos ganhou destaque na administração da pasta e dividiu com o ministro a formulação da política econômica, é ocupado por Nelson Barbosa, que deixará o ministério.
Mantega também discute o comando dos dois principais bancos federais: a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, já que no BNDES deverá ser mantido o atual presidente, Luciano Coutinho.
Maria Fernanda Ramos Coelho (Caixa) deverá permanecer no cargo. A maior incógnita é o destino de Aldemir Bendine (BB). Segundo a Folha apurou, apesar de ter a simpatia de Mantega, a quem está subordinado, Bendine recebeu sinalização de que pode ser substituído.
Inicialmente, especulou-se que Nelson Barbosa poderia ir para a presidência do BB, mas, na semana passada, a presidente eleita, Dilma Rousseff, disse a ele que tem outros planos.
A intenção é que Barbosa ocupe uma função mais próxima da presidente, como uma assessoria econômica dentro do Planalto ou uma vice-presidência no BNDES, onde atuaria com Coutinho.
Barbosa, que ajudou na elaboração do plano econômico para a reeleição de Lula, se tornou o principal assessor de Mantega e ganhou pontos com Dilma na elaboração das medidas para conter os efeitos da crise financeira mundial de 2008.
Integrantes da equipe de transição defendem que qualquer definição dos bancos federais fique para um segundo momento, para preservar as instituições da barganha política que crescerá nas próximas semanas.
Assim, Bendine poderia ficar no cargo até abril, dando a Mantega mais tempo para prepara um sucessor.


Texto Anterior: Petista aparece menos depois de ter sido eleita
Próximo Texto: Ex-reitor da UnB é inocentado em ação por improbidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.