São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ombudsman tem mandato renovado por mais um ano

Para Suzana Singer, maior desafio da Folha será integração efetiva das redações

Jornalista promoveu inovações como criação de um perfil no Twitter para aumentar contato com leitores do jornal


DE SÃO PAULO

A jornalista Suzana Singer, 45, teve estendido por um ano seu mandato como ombudsman da Folha. Seu segundo período se encerra em 25 de abril de 2012.
Suzana é a 10ª pessoa a desempenhar a função desde que ela foi criada, em 1989. O mandato é anual e pode ser renovado duas vezes.
Cabe ao ombudsman escrever uma crítica interna diária, que é distribuída aos jornalistas, encaminhar as queixas e apontamentos dos leitores e escrever uma coluna semanal, publicada aos domingos no caderno Poder.
Para Singer, o momento mais difícil de seu primeiro ano como ombudsman do jornal foram as eleições do ano passado, quando "houve muita pressão de partidários do PT e do PSDB, e também muitos leitores criticavam a Folha mesmo sem ser filiados a nenhum partido".
Ela avalia que seu principal desafio para o novo período será dar conta de acompanhar, além do impresso, as demais plataformas pelas quais o jornal chega ao leitor.
"Além de criticar e tentar contribuir para a melhora do impresso, conseguir acompanhar a Folha.com, a versão no iPad e os concorrentes. Essa leitura demanda um tempo enorme", afirma.
Singer destaca como outro fato marcante de seu primeiro ano a mudança do projeto gráfico do jornal, em maio do ano passado.
"Houve muita crítica no início, e o jornal não deu muito espaço para os que ficaram descontentes", diz.
Uma das inovações de seu mandato para aumentar a interação com o leitor foi criar um perfil no Twitter (@folha_ombudsman).
Em 2010, a ombudsman realizou 13.795 atendimentos, uma média de 38 por dia.
Entre os desafios que Singer aponta para a Folha está a integração efetiva das redações. "A fusão ainda não se deu de forma satisfatória. A Folha.com perde agilidade por trabalhar em horários de uma redação de jornal. E, outras vezes, a qualidade que se espera da Folha ainda não está expressa no site."
A Folha foi o primeiro jornal brasileiro a ter um ombudsman. Antes de Singer, exerceram a função Caio Túlio Costa, Mario Vitor Santos, Junia Nogueira de Sá, Marcelo Leite, Renata Lo Prete, Bernardo Ajzenberg, Marcelo Beraba, Mário Magalhães e Carlos Eduardo Lins da Silva.
Singer trabalha na Folha desde 1987. Foi secretária de Redação na área de edição, diretora de Revistas e editora de Cotidiano. É casada e tem dois filhos.


Texto Anterior: Foco: Protesto em frente ao Planalto mobiliza até atiradores de elite
Próximo Texto: Avião espião da Polícia Federal fica no chão por falta de gasolina
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.