São Paulo, quinta-feira, 28 de abril de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Protesto em frente ao Planalto mobiliza até atiradores de elite

Sergio Lima/Folhapress
Atiradores observam ato do telhado do Planalto; no detalhe, arma usada por policiais

BRENO COSTA
MÁRCIO FALCÃO

DE BRASÍLIA

A Presidência da República autorizou que três atiradores de elite da Polícia Militar acompanhassem, do terraço do Palácio do Planalto, uma manifestação de um grupo de 30 pessoas que utilizavam buzinas para protestar.
O protesto chamou a atenção da PM depois que três dos manifestantes, ligados à Anese (Associação Nacional dos Ex-Soldados Especializados), subiram no mastro da bandeira nacional, com 100 metros de altura.
O trio, que reivindica reincorporação à Aeronáutica, chegou ainda de madrugada e permaneceu no mastro até por volta das 17h.
A descida aconteceu cerca de meia hora depois da chegada dos atiradores da PM ao Palácio do Planalto.
A Presidência afirmou que os atiradores não estavam armados e que portavam lunetas. Porém, o comandante do Departamento Operacional da PM, coronel Alberto Pinto, confirmou que eles estavam com fuzis e que as lunetas estavam acopladas às armas usadas no terraço.
A manutenção da área ao redor do pavilhão nacional é de responsabilidade do governo do Distrito Federal. Por essa razão, a PM, e não a PF, foi acionada para negociar a descida dos manifestantes.

"TIME TÁTICO"
Segundo o coronel Alberto Pinto, os atiradores foram chamados porque fazem parte do chamado "time tático" da PM, convocado para auxiliar na negociação.
O grupo que protesta em frente ao Planalto desde a última segunda tem incomodado a presidente.
Desde terça, a presidente não vai ao Planalto e tem recebido ministros apenas no Palácio da Alvorada, residência oficial.
A Presidência não deu uma justificativa oficial para a decisão de Dilma, mas a Folha apurou que o buzinaço contribuiu para a mudança na rotina presidencial.


Texto Anterior: Alckmin esvazia pasta entregue a aliado
Próximo Texto: Ombudsman tem mandato renovado por mais um ano
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.