São Paulo, sexta-feira, 28 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alencar é internado com problema renal e faz exames em SP

Primeiros resultados de testes mostram que vice-presidente está com água no pulmão

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA
VALDO CRUZ
DE BRASÍLIA

O vice-presidente da República, José Alencar, está com problemas renais e com acúmulo de líquido pelo corpo.
Ele deu entrada ontem no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a realização de exames. Os primeiros resultados mostraram que ele está com água no pulmão.
A Folha apurou que os médicos ainda não sabem se a retenção de líquido está relacionada ao câncer, a problemas cardiológicos ou se é efeito colateral de algum remédio que ele vem usando.
O oncologista Paulo Hoff, da equipe que cuida de Alencar, se limitou a dizer que "tudo ainda está em avaliação. Ele fará uma bateria de testes e só vamos saber dos resultados amanhã (hoje)."
Hoff disse que Alencar chegou ao hospital "caminhando e está bem, brincando, rindo. Não é um quadro dramático, nada disso".
O oncologista afirmou que o vice telefonou para os médicos ontem relatando que estava "cansado, fatigado" e que eles o orientaram a viajar a São Paulo para uma avaliação mais aprofundada. "Isso pode ter sido causado por uma série de fatores."
O vice-presidente iria ontem para Belo Horizonte onde teria compromissos particulares, mas seus médicos detectaram, em exames anteriores, uma queda na taxa de hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.
Ontem, no Rio de Janeiro, ele negou ter intenção de participar do próximo governo, caso Dilma Rousseff (PT) seja eleita. Ele não descartou a possibilidade de concorrer a um cargo eletivo.
Alencar lembrou que os efeitos da quimioterapia o desgastam bastante, e que, por isso, desistiu de concorrer às eleições em Minas Gerais. Sobre a campanha eleitoral, afirmou esperar uma campanha "sem baixarias".
O vice descobriu que tinha câncer em 1997, quando foi localizado um tumor no rim direito e outro no estômago, retirados naquele ano. Em 2000, outra cirurgia extraiu um tumor na próstata.
Após a retirada de outros nódulos, agora no abdome, Alencar foi diagnosticado com câncer no intestino.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Obama diante dos Brics
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.