São Paulo, segunda-feira, 28 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRESIDENTE 40 ELEIÇÕES 2010

Em risco por ficha suja, Roriz vira candidato

Enquadrado na Lei da Ficha Limpa, ex-senador pode se tornar inelegível

Oposição quer "ganhar no tapetão", diz Roriz, que deverá disputar o governo do DF pelo PSC e dar palanque a Serra

Sérgio Lima/Folhapress
Roriz em evento do PSC que lançou sua candidatura

DE BRASÍLIA

Sob o risco de ser declarado inelegível, enquadrado na Lei da Ficha Limpa, Joaquim Roriz foi oficializado ontem candidato ao governo do Distrito Federal pelo PSC.
Dono do único palanque já concretizado de José Serra (PSDB) no DF -existe a possibilidade de o DEM lançar candidatura e apoiar o tucano-, Roriz não citou o presidenciável em seu discurso.
Ficou para o animador de palco lembrar que o candidato que está com Roriz é Serra.
Roriz disse que a oposição quer "ganhar no tapetão", referindo-se à Lei da Ficha Limpa. "Eu não aceito. Vai buscar o voto na rua", afirmou.
Para o candidato, sua potencial inelegibilidade é fruto da decisão de disputar o governo. "Renunciei ao Senado para ser candidato a governador. Por isso, dizem que eu não tenho a ficha limpa. Não sei o que é ficha limpa, não tenho uma condenação."
Roriz renunciou para escapar de processo de cassação em 2007, após ter sido apontado como beneficiário de cheque de R$ 2,23 milhões.
De acordo com decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deste ano, políticos que renunciaram a mandatos para fugir de punição ficam inelegíveis. O tribunal, no entanto, irá analisar caso a caso quando forem feitas, até o próximo dia 5, as formalizações das candidaturas.
A maior parte dos militantes na convenção foi levada por candidatos a deputado distrital. Vestindo uma camisa do PSC, uma mulher que não quis se identificar disse à Folha que a maioria dos presentes procurava trabalho. (JOHANNA NUBLAT)


TODA MÍDIA

A coluna de Nelson de Sá voltará a ser publicada em 5 de julho



Texto Anterior: Presidente 40 Eleições 2010: Marina muda tom e agora flerta com a base de Lula
Próximo Texto: Dilma leva apoio de Lula a Wagner na BA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.