São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2010

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Após crescimento de tucano, campanha em MG mira interior

Anastasia reduz distância de Hélio Costa, e candidatos disputam voto "porta a porta"

Rodrigo Lima/Nitro
Anastasia em sabatina na Federação das Indústrias de MG

PAULO PEIXOTO
DE BELO HORIZONTE

Hélio Costa (PMDB) e Antonio Anastasia (PSDB) vão priorizar a "interiorização" de suas campanhas ao governo de Minas em razão do resultado da última pesquisa Datafolha. O tucano cresceu 12 pontos percentuais e atingiu 29%, contra 43% do peemedebista, que estacionou.
As duas campanhas chamam de interiorização o esforço "porta a porta" de busca ao voto pelos líderes políticos municipais e regionais, com vasta distribuição de material de campanha.
O PSDB contabiliza "mais de 600 prefeitos" apoiando a candidatura de Anastasia ao governo e do também tucano Aécio Neves ao Senado. Os 12 partidos da coligação elegeram 581 prefeitos em 2008.
Esse tipo de ação em Minas (que tem 853 municípios) é importante como complementação à propaganda no rádio e TV, em razão de 59% das cidades abrigarem menos de 10 mil habitantes.
"Já partimos para a mobilização, falando de porta em porta, com santinho e material visual, como minioutdoors", disse o tucano Danilo de Castro, coordenador político da campanha.
O PMDB ainda não foi a campo. Com menos recursos financeiros, a coligação de Costa, apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenciável Dilma Rousseff (PT), está recebendo só agora o material que chegará ao interior.
O partido segue cobrando maior presença de Lula na campanha, em comícios e na TV. E espera que o crescimento de Dilma no Estado também ajude Costa a subir.


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