São Paulo, sábado, 28 de agosto de 2010

Texto Anterior | Índice

Coligação no AM tem três candidatos ao Senado

Lei eleitoral permite apenas dois por chapa

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

A coligação "Avança Amazonas" tem três candidatos ao Senado, apesar de a legislação eleitoral permitir apenas dois, no máximo.
Além do ex-governador Eduardo Braga (PMDB), que lidera as pesquisas de intenção de voto para o Senado no Amazonas, a coligação tem como candidatos a deputada federal Vanessa Grazziotin (PC do B) e o empresário Fernando Valente (PRB).
A candidatura de ambos enfrenta problemas com a Justiça Eleitoral, mas eles continuam fazendo campanha normalmente.
A de Valente foi indeferida sob a alegação de que o nome dele não constou na ata da coligação. Ele nega.
Já Grazziotin teve o registro impugnado pelo Ministério Público Eleitoral por falta de documentação.
O principal beneficiado pela indefinição sobre a candidatura de Grazziotin é o senador Arthur Virgílio (PSDB), que, em busca da reeleição, disputa com a deputada a segunda vaga de senador pelo Amazonas.
Na última pesquisa do Ibope no Estado, feita de 27 a 29 de julho, o tucano tinha 43% das intenções de voto, contra 33% da comunista. Braga liderava com 86%.
Braga e Grazziotin fazem dobradinha no apoio à presidenciável Dilma Rousseff (PT) e ao governador Omar Aziz (PMN), que tenta a reeleição. Valente, apesar de ser da mesma coligação, diz que é "independente" e não apoia ninguém. A coligação de Virgílio apoia Hissa Abrahão (PPS) ao governo.
O advogado de Grazziotin, Delcio Santos, diz que o registro da candidata não foi julgado, mas os documentos foram apresentados. Faltam documentos dos suplentes.


Texto Anterior: Após crescimento de tucano, campanha em MG mira interior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.