São Paulo, sábado, 29 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Procurador-geral pede ao TSE multa para Dilma, Lula e PT

Já PSDB é alvo de representação por levar Serra a seu programa

DE BRASÍLIA
DE SÃO PAULO

O procurador-geral eleitoral, Roberto Gurgel, apresentou ontem no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) uma representação com pedido de multa contra a pré-candidata petista Dilma Rousseff, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT por propaganda eleitoral antecipada.
Segundo o procurador, Lula ocupou metade do programa veiculado há cerca de duas semanas para traçar a trajetória da ex-ministra da Casa Civil, sua capacidade, suas ideias e opiniões.
"No esforço para exaltar seu nome, valeu até a comparação com o líder sul-africano Nelson Mandela", afirmou Gurgel na representação apresentada ao tribunal.
Ontem mesmo, o corregedor-geral eleitoral e ministro do TSE Aldir Passarinho Junior, abriu prazo de cinco dias para que os acusados apresentem defesa.
O TSE já multou quatro vezes o presidente Lula, duas vezes Dilma e uma vez o PT. Serra e DEM ainda não foram punidos pelo tribunal.
No final da tarde, o PT contestou o programa do DEM que foi ao ar anteontem, pedindo que o partido e o pré-candidato tucano José Serra sejam multados.
Os petistas também pedem que seus adversários percam o horário da propaganda agendado para o primeiro semestre de 2011.
De acordo com a petição assinada pelos advogados do partido, Márcio Luiz Silva e Rayanna Werneck, o DEM não cumpriu a Lei Eleitoral ao exibir Serra.
A legislação proíbe a participação de filiado de uma legenda na propaganda partidária de outra.

DEM
Anteontem, o DEM mostrou em seu programa partidário um longo discurso de José Serra, do PSDB.
"Desvirtuaram-se o os objetivos da propaganda partidária, fazendo propaganda antecipada, divulgando a imagem pessoal e a promoção de filiados ao partido representado, bem como de não filiado, no caso, do sr. José Serra, claramente no intuito de alavancar sua popularidade eleitoral", afirma o PT.
Do total de 10 minutos do programa, 6min15s foram dedicados a falas de Serra -cinco minutos com discurso do tucano, mais depoimentos de cidadãos- sobre projetos e obras realizados por ele como governador de São Paulo ou deputado constituinte.


Texto Anterior: Saúde: Médicos avaliam se químio é causa de quadro de Alencar
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.