São Paulo, sábado, 29 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

Gabeira monta rede de voluntários para fiscalizar atuação de adversários

ITALO NOGUEIRA
DO RIO

A mais de um mês do início da campanha, voluntários simpatizantes do deputado federal Fernando Gabeira (PV), pré-candidato ao governo do Rio, já foram orientados a documentar eventuais crimes eleitorais cometidos por futuros adversários.
A medida faz parte da decisão do verde de acionar mais a Justiça durante o processo eleitoral para a sucessão do Palácio Guanabara.
O deputado afirma que abriu mão do recurso, mesmo quando o considerava cabível, na disputa pela Prefeitura do Rio, há dois anos. Ele perdeu no segundo turno para Eduardo Paes (PMDB).
A equipe jurídica do PV-RJ se reuniu, no início de abril, com parte dos 8.000 voluntários que a legenda diz ter atraído em torno de Gabeira em 2008.
Eles foram orientados a fotografar outdoors com campanha antecipada e a guardar eventuais panfletos apócrifos atingindo o candidato.
"A ideia é criar uma grande rede de informação entre os voluntários. O Tribunal Regional Eleitoral tem poucos funcionários e pode não dar conta de toda a fiscalização", afirmou o advogado do PV-RJ, Eurico Toledo.
Uma página na internet -tendo "De olho neles!" como nome provisório- está sendo testada para localizar em um mapa as irregularidades encontradas.
Da rua, os voluntários poderão apontar o endereço de eventual intimidação, propaganda ilegal ou panfletos ofensivos ao verde.


Texto Anterior: Site mostra que assessor recebeu R$ 1,3 mi
Próximo Texto: PMDB abre mão de aliança com PT no PA e terá nome próprio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.