São Paulo, terça-feira, 29 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA

Justiça Federal deve julgar crimes contra jornalistas, diz SIP

DE SÃO PAULO - A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) enviou ontem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a representantes do Poder Legislativo um documento pedindo que os crimes contra a vida de jornalistas sejam julgados por tribunais federais.
O órgão defendeu também que os "delitos contra a vida e a integridade física" desses profissionais tenham prioridade de ajuizamento.
Na carta, a entidade solicitou ainda que jornalistas vítimas de ameaças sejam incluídos em programa de proteção, além da criação de um fundo com o objetivo de auxiliar essas pessoas e seus familiares.
A SIP, que reúne cerca de 1.300 veículos de comunicação das Américas, defendeu que a legislação brasileira seja alterada por meio de uma emenda constitucional para atender essas reivindicações.
O órgão pediu ainda a revisão do sistema de benefícios penais, como a redução de pena e a progressão de regime para condenados por assassinatos de jornalistas. Segundo a SIP, esses benefícios podem auxiliar a fuga dos presos.


Texto Anterior: Executivo: Governo escolhe advogado para o posto de Tuma Jr.
Próximo Texto: Ministros do STF acham que Peluso errou
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.