São Paulo, quarta-feira, 29 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

SEGURANÇA ON-LINE

Em uma semana, mais de 200 sites do governo federal foram atacados

DE BRASÍLIA - Mais de 200 sites públicos -cerca de 20 deles do governo federal- foram atacados por hackers em uma semana, segundo estimativa do Serpro (empresa pública vinculada ao Ministério da Fazenda e responsável por parte dos sites do governo federal).
E os ataques continuam. "Ainda estamos num volume maior de ataques que a rotina, mais que o dobro", disse ontem Marcos Mazoni, diretor-presidente da empresa.
O momento mais crítico foi o ataque ao site da Presidência, na primeira hora da madrugada de quarta-feira passada. Segundo Mazoni, o site recebeu 2 bilhões de acessos, dez vezes mais que o normal, o que fez o Serpro retirar o site do ar por uma hora.
Paralelamente a esse ataque, hackers fizeram uma onda de acessos ao site da Receita que, de acordo com Mazoni, não ficou indisponível.
O Serpro afirma que os ataques a site administrados pela empresa (o que inclui Presidência, Fazenda e Receita, mas não o IBGE) não causaram vazamento do banco de dados do governo.
"Sem dúvida temos uma situação de crime, porque imputou prejuízo ao Estado", diz Mazoni, que dobrou as equipes de monitoramento dos sites do governo. Um novo sistema de IPs, que começa a ser implantado este ano no país, deve facilitar a identificação de hackers, disse.


Texto Anterior: Foco: Ex-ministro vai à Justiça para recuperar número na OAB
Próximo Texto: Battisti faz escritor italiano cancelar viagem ao Brasil
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.