São Paulo, sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Último debate terá confronto direto limitado

PLÍNIO FRAGA
DO RIO

O décimo debate da atual campanha presidencial será realizado hoje à noite na Rede Globo, com menor possibilidade de confronto direto entre os candidatos.
Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) responderão a 12 perguntas formuladas por eleitores que se dizem indecisos e que foram selecionados pelo Ibope em todo o país. Mas um poderá comentar a resposta do outro.
Os 80 participantes do debate foram escolhidos pelo Ibope por meio de pesquisa. Foram mantidos isolados em um hotel no Rio na tentativa de evitar eventuais contatos ou influências de pessoas ligadas às campanhas.
Inspirado no "town-hall meeting" -encontro de comunidade, em tradução livre, tradicional debate entre cidadãos que está nas raízes da democracia americana-, o debate com indecisos será promovido pela terceira vez pela Globo, repetindo as experiências no segundo turno de 2002 (Lula x Serra) e de 2006 (Lula x Alckmin).
É um modelo no qual especialistas em marketing aconselham os candidatos a serem menos agressivos e mais relaxados, como se conversassem com o eleitor que os inquiriu.
A petista chega ao debate com uma vantagem de 12 pontos sobre o tucano, segundo o Datafolha (56% a 44% dos votos válidos) -vantagem bem menor do a que de Lula em 2006 (22 pontos à frente de Alckmin) e em 2002 (32 pontos à frente de Serra).
Cada eleitor elaborará cinco questões entre temas definidos pela Globo.
São eles: saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, previdência, investimento em infraestrutura, política econômica, agricultura, saneamento, política externa, corrupção, transportes, desemprego, segurança, habitação, funcionalismo público, impostos, legislação trabalhista e energia.
Destas 400 perguntas, a produção da Globo selecionará as 12 que considera mais representativas do interesse geral.
No debate, marcado para depois da novela "Passione", em horário próximo a 22h15, o candidato escolherá aleatoriamente um das questões dos 12 eleitores selecionados.
O eleitor se levantará e lerá, em 30 segundos, a pergunta que havia proposto por escrito, sem poder improvisar ou acrescentar informações.
O cenário do debate será uma arena, o que permitirá a movimentação dos candidatos durante as respostas. Os indecisos estarão sentados em volta.
Havia uma dúvida se Dilma teria condições de andar pelo estúdio, em virtude de seu problema na perna. Mas o comando da campanha do PT informou que ela poderá caminhar.


Texto Anterior: Debate de hoje deve ser menos agressivo
Próximo Texto: Candidatos usarão emoção no último programa na TV
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.