São Paulo, quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Anastasia consolida virada frente a Hélio Costa em MG

Vantagem do atual governador subiu 2 pontos em relação a pesquisa anterior

Tucano tem 52% dos votos válidos e está no limite da margem de erro para vencer ainda no primeiro turno

DE SÃO PAULO

Candidato à reeleição em Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia (PSDB) ampliou a dianteira em relação a Hélio Costa (PMDB) e estaria hoje no limite da margem de erro para vencer a eleição ainda no no primeiro turno, segundo o Datafolha.
De acordo com o instituto, Anastasia teria 52% dos votos válidos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que ele teria entre 50% e 54%. Costa marca 43%.
Considerando os percentuais de intenções de voto, o tucano oscilou um ponto positivamente e tem 43% em relação à rodada dos dias 21 e 22 deste mês.
Já o ex-ministro segue em trajetória inversa, e perdeu um ponto -tem 36%.
Em um eventual segundo turno, Anastasia faturaria a disputa por 48% a 40%.
Segundo o levantamento, 12% dos eleitores seguem indecisos, e 5% votarão em branco ou nulo. Outros cinco candidatos somam 1% cada.

SEGMENTOS
O detalhamento da pesquisa mostra que Anastasia avançou entre os mais velhos. Subiu sete pontos no eleitorado que tem 60 anos ou mais, e outros três entre quem tem de 45 a 59 anos.
O tucano ainda ganhou 12 pontos entre quem declara receber mais de dez salários mínimos por mês. Nessa faixa, o peemedebista caiu 11 pontos nos últimos dias.
No recorte estadual, o governador aumentou em dois pontos a vantagem no interior e lidera por 41% a 38%. É nesta faixa que o candidato tucano intensificou a campanha nas últimas semanas para reverter a ampla dianteira de Costa.
Na rodada anterior, Anastasia e Costa estavam tecnicamente empatados no interior do Estado -39% a 38% para o tucano.

SENADO
Na corrida pelo Senado, o cenário segue praticamente inalterado. O ex-governador Aécio Neves continua como favorito, mantendo 67% de intenções de voto. Na sequência, aparece o ex-presidente Itamar Franco (PPS), com 43%. Os dois disputam a eleição no "voto casado".
O petista Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, tem 34% das menções -subiu dois pontos.
Tomando os votos válidos, Aécio teria 43%, e Itamar, 28%. Pimentel marcaria 22%.
(SILVIO NAVARRO)


Texto Anterior: Pernambuco: Distância de Campos sobre Jarbas cai, mas chance de 2º turno é remota
Próximo Texto: Aécio montou "rolo compressor", diz Pimentel
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.