São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PF apura se contas foram pagas em troca de voto no Maranhão

Lotérica recebeu, em apenas dois dias, pagamentos de R$ 29 mil

HUDSON CORRÊA
DO RIO

A Polícia Federal investiga pagamento de contas de luz e água supostamente em troca de votos no Maranhão.
As imagens de câmeras internas da casa lotérica onde ocorreram os pagamentos em São Luís foram entregues à PF pelo dono do estabelecimento na semana passada.
Segundo o empresário, que prefere não ter o nome publicado, as imagens permitem identificar a pessoa que nos dias 16 e 28 de setembro pagou cerca de R$ 29 mil em contas de moradores de bairros pobres de São Luís.
"Dia 16 foram 80 contas e no dia 28 mais 270", afirmou o empresário à Folha.
A repórter da Folha Elvira Lobato, que começou a investigar indícios de compra de votos, sofreu tentativa de intimidação de um blog ligado à candidatura da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), que foi reeleita no primeiro turno.
O blogueiro Aldenísio Décio Leite de Sá publicou no "Blog do Décio" - hospedado no site do jornal "O Estado do Maranhão", da família Sarney- nota com o título "Folha prepara novo factoide contra Roseana" e uma foto da jornalista, com o número do celular dela.
Lobato recebeu ligações e mensagens com ameaças.
Sá afirma apenas ter dado "a informação que o jornal [a Folha] preparava outra matéria tentando atacar a [então] candidata Roseana".
A pedido da procuradora regional Eleitoral, Carolina da Hora Mesquita, a PF abriu inquérito para investigar suposta compra de voto.
Por enquanto, a polícia não aponta qual campanha teria sido beneficiada pelo suposto esquema.
Antes do primeiro turno, com os nomes e endereços de donos das contas, a Folha foi às suas casas e encontrou cartazes de Roseana.
Na época, a campanha dela não falou sobre o caso.


Texto Anterior: Corte aprovou o texto que será publicado
Próximo Texto: Em ato do PT, CUT faz críticas à imprensa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.