São Paulo, terça-feira, 30 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fausto De Sanctis é promovido e deixa ação da Satiagraha

Magistrado, que virou desembargador, era o concorrente mais antigo na 1ª instância

FLÁVIO FERREIRA
DE SÃO PAULO

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal) decidiu promover a desembargador o juiz federal Fausto Martin De Sanctis. A promoção fará com que ele deixe a condução de processos e inquéritos relativos à Operação Satiagraha da Polícia Federal.
Por unanimidade, 36 desembargadores da Corte Especial do TRF aprovaram a promoção na tarde de ontem.
A ida de De Sanctis para o colegiado de segunda instância agora deverá ser aprovada formalmente pelo presidente da República. Em regra as escolhas dos TRFs são acatadas pelo Executivo.

SATIAGRAHA
O juiz ficou nacionalmente conhecido pela atuação na Satiagraha, ao determinar por duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas, na fase de inquérito da operação, e por ter aplicado a Dantas pena de dez anos de prisão em um dos processos relativos ao caso.
De Sanctis era o primeiro da lista de concorrentes do concurso de promoção por ter o maior tempo na magistratura na primeira instância da 3ª Região, na qual são julgadas causas federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ele é juiz federal há 19 anos.
O tribunal também votou ontem para a formação de uma lista tríplice para o preenchimento de uma vaga de desembargador, desta vez pelo critério de merecimento.
Foram escolhidos os juízes Daldice Maria Santana de Almeida, Luiz Alberto de Souza Ribeiro e Monica Autran Machado Nobre. A escolha entre eles caberá ao presidente.


Texto Anterior: Lula quer fechar compra de caças semana que vem
Próximo Texto: Desembargador de SP vence eleição de associação de juízes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.