São Paulo, terça-feira, 30 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Desembargador de SP vence eleição de associação de juízes

Henrique Nelson Calandra derrotou juiz apoiado por Mozart Valadares, da AMB

FREDERICO VASCONCELOS
DE SÃO PAULO

Numa eleição que reafirmou a divisão da magistratura, o desembargador paulista Henrique Nelson Calandra, 65, candidato da oposição, foi escolhido para presidir a AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), maior entidade de juízes do país.
Calandra obteve 4.552 dos 8.800 votos, derrotando o juiz maranhense Gervásio Santos, apoiado pelo atual presidente, o pernambucano Mozart Valadares.
Sua gestão será mais voltada para os interesses da classe. Será mais corporativa.
A AMB deverá reduzir iniciativas como a campanha por eleições limpas. A oposição via a atividade "política" da AMB como a de uma ONG.
"Nossa prioridade é a defesa do magistrado", afirmou Calandra, em carta dirigida a vencidos e vencedores.
Sua eleição também reflete as restrições da magistratura ao Conselho Nacional de Justiça. Para muitos juízes, a AMB não fez uma defesa mais enérgica de magistrados que enfrentaram as cúpulas de tribunais ou que ficaram expostos na mídia.
Calandra prega a "unidade da classe" e a necessidade de "resgatar a autoestima dos magistrados". Anuncia uma relação "institucional e respeitosa" com o CNJ, mas diz que vai garantir a independência dos juízes e a autonomia dos tribunais.
A escolha surpreendeu os adversários. O resultado é visto como uma vitória da magistratura paulista, cujo tribunal foi dos mais resistentes à ação do CNJ, e uma derrota do estilo midiático de Mozart Valadares.


Texto Anterior: Fausto De Sanctis é promovido e deixa ação da Satiagraha
Próximo Texto: Toda Mídia - Nelson de Sá: Esperança
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.