São Paulo, quinta-feira, 31 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

BC faz mudanças em pesquisa sobre previsões de economistas

Projeções do boletim Focus agora serão divididas em 3 grupos

DE BRASÍLIA

O Banco Central anunciou mudanças na pesquisa semanal Focus, que coleta as expectativas de mais de cem entidades do setor privado para a economia.
Ao contrário do que estava sendo cogitado, no entanto, a alteração não diminui o peso do mercado financeiro nos resultados divulgados.
A partir de julho, as projeções de inflação serão divididas em três grupos: estimativa dos bancos, de gestores de recursos e dos demais participantes (consultorias, corretoras e empresas, entre outros). Cada um dos grupos representa cerca de um terço dos consultados.
O BC diz que irá apenas acrescentar uma informação, sem retirar as que já são apresentadas hoje. A média de todos os resultados continua a ser divulgada.
Ontem, o BC antecipou a divulgação desse novo dado, considerando as previsões até 25 de março. Os gestores aparecem com as estimativas mais pessimistas para a inflação. Bancos e demais instituições têm estimativas abaixo da média.
Uma segunda mudança é a criação de um "Top 10", com as previsões das instituições com maior percentual de acerto em 12 meses.
Hoje, existe um "Top 5", que será descontinuado, e a escolha é feita com base nos acertos verificados em um período mais curto, o que provoca muitas mudanças no ranking e, consequentemente, nas projeções.
O BC diz que gostaria de ampliar a amostra, mas é difícil encontrar instituições com a estrutura adequada para produzir informações relevantes.
A pesquisa Focus é um dos instrumentos pelos quais o BC consegue avaliar como estão as estimativas do setor privado em relação aos principais indicadores econômicos. Outra ferramenta são os juros negociados nos contratos financeiros ou pagos nos títulos da dívida do governo.
O dado é utilizado pela instituição para tomar decisões sobre juros e fazer suas próprias previsões. (EDUARDO CUCOLO)


Texto Anterior: Estratégia do BC ainda provoca dúvidas
Próximo Texto: Janio de Freitas: Ainda uma qualidade
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.