São Paulo, domingo, 31 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PARÁ

Com favoritismo de Jatene, PSDB deve voltar ao governo paraense

DE BELÉM - Quase quatro anos após deixar o governo do Pará sem tentar a reeleição, o tucano Simão Jatene é favorito para vencer a governadora petista Ana Júlia Carepa no segundo turno da eleição no Estado.
Pesquisa Ibope divulgada ontem aponta vitória de Jatene, 61, com 59% dos votos válidos. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Se a vitória se confirmar, o PSDB terá de novo domínio de um Estado que governou por 12 dos últimos 16 anos.
Uma eventual derrota de Ana Júlia, 52, indicará que ela não conseguiu, apesar da ajuda do presidente Lula, apagar sua má avaliação, causada por crises e escândalos.
A campanha no Pará começou para valer no final de 2009, quando o ex-governador Almir Gabriel, 78, anunciou sua saída do PSDB devido à briga com o ex-pupilo Jatene.
A despeito de, nos últimos anos, ter atuado apenas como professor da Universidade Federal do Pará, Jatene foi o indicado para disputar o governo, contrariando Gabriel.
Do lado do PT, houve dúvidas sobre a indicação da governadora, criticada por concentrar poder nas mãos de uma tendência minoritária do partido, a Democracia Socialista, da qual faz parte.
Enfrentou também crises, como a morte de bebês na Santa Casa de Belém, e escândalos de corrupção.
O Estado é o único em que PSDB e PT se enfrentam no 2º turno. (JOÃO CARLOS MAGALHÃES)


Texto Anterior: Goiás: Com o apoio de Lula, Iris empata com Perillo
Próximo Texto: Paraíba: Apoiada pelos dois candidatos, Dilma não visitou o Estado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.