Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Crise pode fazer Sinfônica ganhar maestro europeu

Cinco candidatos daquele continente estão entre 16 que querem a vaga de Cláudio Cruz

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO
Márcia Ribeiro - 4.fev.2010/Folhapress
Músicos da Sinfônica de Ribeirão Preto em ensaio comandado ainda pelo regente Cláudio Cruz, no Theatro Pedro 2º
Músicos da Sinfônica de Ribeirão Preto em ensaio comandado ainda pelo regente Cláudio Cruz, no Theatro Pedro 2º

A crise na Europa, que elevou índices de desemprego naquele continente, poderá colaborar para que a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto tenha um regente europeu.

Com o anúncio da saída do mastro Cláudio Cruz, a OSRP recebeu contatos de 16 interessados -cinco são europeus, diz a vice-presidente da orquestra, Dulce Neves.

"A Europa está em crise e, sem orquestras, muitos profissionais se tornaram professores universitários. Mas todo maestro quer ter uma orquestra", disse ela.

Segundo Dulce, a Sinfônica iniciou um trabalho de pré-seleção para que, a partir de dezembro, haja um período de contato entre os candidatos e os músicos.

Um dos interessados, diz ela, tem 20 anos de carreira como organista do Vaticano. Apenas o primeiro nome dele foi informado: Gian.

Um dos organistas oficiais da Santa Sé, segundo a Folha apurou, é Gianluca Libertucci. A reportagem não conseguiu confirmar se ele é um dos candidatos.

O presidente da OSRP, Décio Gonzalez, nega haver definição sobre nomes. Ele confirmou, porém, o interesse de europeus -um italiano e um polonês estão entre eles.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.