Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Setor tem 33% de informais em bairros carentes

DE RIBEIRÃO PRETO

Um mapeamento em bairros carentes de Franca indicou que a indústria calçadista e de couro tem 33% dos trabalhadores informais nessa parcela da população.

Os dados são de um estudo feito pelas pesquisadoras Patrícia Mustafa, Regina Laisner e Paula Pavarina, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas da Unesp.

Foram 615 pessoas pesquisadas em dez dos bairros mais pobres da cidade, escolhidos a partir do índice de vulnerabilidade social da Fundação Seade.

A indústria calçadista de Franca passou por uma crise no setor e dispensou trabalhadores, diz a pesquisa. Com isso, eles foram para a informalidade, sem deixar de fazer parte da cadeia.

Cerca de 70% dos trabalhadores sem vínculo de emprego estavam nessa situação há mais de um ano, indicando que o caso era permanente.

Outro dado indica que 41% da população de 15 a 30 anos estava no trabalho informal.

Como recebem por produção, os informais passam muito tempo se dedicando ao trabalho. Isso, segundo o estudo, diminui a qualidade de vida, pode gerar doenças e afasta as pessoas do convívio.

O estudo será editado em livro. Para Patrícia, os dados poderão direcionar políticas públicas específicas para esse grupo da população. (EO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.