Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ribeirão mapeará bairro com queimadas

Lugares com maior incidência de focos de incêndio urbano serão alvo de ações educativas para evitar a prática

Cidade registrou 2.813 queimadas em terrenos e matas neste ano; só ações judiciais não resolvem, diz promotor

GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Os bairros com maior incidência de queimadas urbanas serão mapeados e receberão ações educativas e campanhas contra a prática.

O mapeamento será feito pela Prefeitura de Ribeirão Preto e foi uma sugestão do secretário da Fazenda, Sérgio Nalini, durante audiência pública realizada ontem no Ministério Público.

Segundo o Departamento de Fiscalização-Geral, Ribeirão tem 60 mil terrenos -os incêndios ocorrem mais em bairros periféricos.

O tenente Jean Gomes Pinto, do Corpo de Bombeiros, afirma que desde o início do ano foram registrados 2.813 incêndios do tipo. Do dia 1º de dezembro até ontem foram 17 casos. As queimadas em cobertura vegetal são os casos mais atendidos, segundo ele.

O problema, porém, é que os bombeiros de Ribeirão atendem a 20 cidades e há o desgaste de equipamentos e carros por conta das queimadas.

"Gostaríamos que fosse criado um fundo com as multas aplicadas para ser revertido à manutenção", diz Pinto.

Por sugestão da ambientalista Simone Kandratavicius, da Associação Ecológica e Cultural Pau Brasil, a prefeitura estudará a criação de um Disque Denúncia Queimada.

Marcelo Goulart, promotor do Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente), afirma ter decidido criar políticas públicas para acabar com as queimadas irregulares depois de perceber que medidas judiciais não resolvem o problema.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.