Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Roubo de veículos cresce mais em Ribeirão

Região teve o maior crescimento de ocorrências registradas nos últimos 12 meses, incluindo o furto de carros

Governador Geraldo Alckmin (PSDB) diz que vai fazer operação especial para combater esse tipo de crime

Edson Silva/Folhapress
Motos em frente a faculdade em Ribeirão Preto, que teve alta no nº de roubos de veículos
Motos em frente a faculdade em Ribeirão Preto, que teve alta no nº de roubos de veículos

EVANDRO SPINELLI
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
JULIANA COISSI
ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

A região de Ribeirão Preto, no nordeste do Estado, foi onde o ataque de ladrões sobre veículos mais cresceu em São Paulo em 2011.

Furtos e roubos de veículos tiveram alta de 26,45% na região, entre janeiro e novembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010 -7.276 carros, motos, caminhões e ônibus foram levados nesse período.

A Folha revelou anteontem que 21,3 veículos foram levados por bandidos a cada hora, em média, neste ano, em todo o Estado. Foram 170.471 casos.

O maior crescimento desse tipo de crime no Estado foi no interior -12,12% contra 8,97% da Grande São Paulo, 6,59% da capital e 2,46% do litoral paulista.

Entre as cidades do Estado com mais de 500 mil habitantes, Ribeirão Preto também foi a que teve o maior crescimento dos casos de furtos ou roubos de veículos, com alta de 29,29%. Na capital, onde há praticamente metade dos casos do Estado, o crescimento desses crimes foi de 6,59%.

O delegado seccional de Ribeirão Preto, Adolfo Domingos da Silva Júnior, admite a dificuldade em combater esse tipo de crime.

"Antes tínhamos roubos e furtos mais localizados perto de hospitais ou universidades. Hoje está disseminado por todo lugar."

Uma possível razão para a alta, segundo a PM, é a migração das quadrilhas do furto a bancos e depois a cargas para o de carros, a fim de financiar outros crimes como o tráfico de drogas.

Os crimes contra o patrimônio preocupam o governo do Estado, especialmente os relacionados a veículos.

Em visita a Ribeirão Preto, ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que haverá uma operação especial para combater esse tipo de crime no Estado.

Alckmin disse que fará hoje uma reunião com o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para tratar do assunto. O alvo principal serão os desmanches.

O chefe da Polícia Civil, Marcos Carneiro Lima disse que o Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) está sendo reestruturado para 2012 e que uma das prioridades desse setor especializado será combater os crimes relacionados a veículos.

"Criaremos uma delegacia para combater a lavagem de dinheiro no Deic porque muitos veículos roubados ou furtados são usados pelo crime organizado para comprar drogas e armas", disse Lima.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Álvaro Batista Camilo, os roubos de veículos preocupam e, para combatê-los, a PM pretende investir mais em tecnologia no próximo ano.

"Queremos contar cada vez com câmeras para rastrear veículos levados em todo o Estado. Só na capital, podemos ter 800 câmeras novas em 2012", disse.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.