Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barretos não aplica lei que tira menor da rua

Aprovada há seis meses pela Câmara, a proposta ainda não teve nenhuma ação prática

DE RIBEIRÃO PRETO

Apesar de ter sido aprovada há seis meses, a lei que pretende evitar que crianças e adolescentes circulem nas ruas após as 23h, conhecida como toque de acolher, nunca foi aplicada em Barretos.

Em Fernandópolis, onde a medida vigora desde 2005, houve queda nos casos de atos infracionais e mudança no comportamento dos jovens, segundo a Vara da Infância e da Juventude da cidade.

O entrave em Barretos é atribuído à falta de conselheiros tutelares e de vontade política, afirmou o vereador Aparecido Donizete Alves Cipriano (PTB), autor da lei.

"A medida precisa do esforço conjunto entre prefeitura, polícia e Conselho Tutelar para se concretizar. Falta vontade política", disse.

Dos cinco conselheiros tutelares de Barretos, só quatro estão atuando. Em janeiro, outro será desligado e a cidade vai começar o ano com três pessoas ocupando a função.

De acordo com a conselheira Bruna Pelegrini, falta até carro para fazer as visitas -ela só atua com denúncias. O prefeito Emanoel Carvalho (PTB) disse que vai fazer mais cedo a eleição para conselheiro tutelar, marcada para maio do ano que vem. A expectativa é de que a votação seja em março.

(ELIDA OLIVEIRA)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.