Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Polícia estuda mudanças em 6 delegacias

Alterações previstas pela Seccional de Ribeirão afetariam quatro DPs da cidade, além da Delegacia do Idoso e da Dise

Alckmin diz que pedirá à pasta da Segurança para avaliar 'com cuidado' a possível unificação de distritos

Márcia Ribeiro/Folhapress
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, planta uma muda de árvore no bairro Paulo Gomes Romeo, em Ribeirão Preto, na manhã de ontem
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, planta uma muda de árvore no bairro Paulo Gomes Romeo, em Ribeirão Preto, na manhã de ontem

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

O plano de "reengenharia" do governo de São Paulo para a estrutura da segurança pública do Estado engloba ao menos seis unidades da Polícia Civil em Ribeirão Preto.

Ainda em estudo, as mudanças podem "fechar" uma delegacia e três DPs (Distritos Policiais), que, na prática, passariam a funcionar em três novos prédios.

As reestruturações vão acontecer em praticamente todas as 645 cidades do Estado, como a Folha publicou em março. Na época, porém, ainda não existiam definições sobre Ribeirão.

Os estudos em andamento na cidade preveem, por enquanto, a extinção do 7º DP, de Bonfim Paulista, e do 4º DP, no Jardim América.

As equipes e o atendimento dessas duas unidades seriam transferidas para um local "no centro" entre as áreas dos dois distritos, segundo o delegado seccional Adolfo Domingos da Silva Junior.

Ele afirmou ainda que vão ser unificados o 2º DP e a Delegacia do Idoso, que atualmente funcionam em prédios que fazem fundo um com o outro, nos Campos Elíseos.

"A ideia é fazer uma adaptação física no local e haveria também uma agregação de livros e registros para reduzir a burocracia e liberar mais servidores para o atendimento à população", disse.

A terceira modificação envolvendo mais duas unidades é a instalação da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e do 6º DP em um novo prédio que terá de ser construído na região da Vila Virgínia, em terreno próprio da SSP (Secretaria da Segurança Pública).

Hoje, a Dise funciona em um prédio alugado e o 6º DP fica em um imóvel cedido pelo governo municipal, disse o seccional.

De acordo com o delegado-assistente do Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Jaime Ribeiro, as propostas da reestruturação são feitas pelas próprias seccionais e encaminhadas para a SSP.

CUIDADO

Ontem, após entrega de casas populares e três veículos para a Polícia Militar em Ribeirão, o governador Geraldo

Alckmin (PSDB) afirmou que pedirá ao titular da SSP, Antonio Ferreira Pinto, que avalie "com cuidado" a possibilidade de unificar distritos da cidade.

Segundo ele, as mudanças têm de trazer "resultados" melhores. "Do que adianta ter prédios espalhados com equipes pequenas e baixos resultados?", questionou.

Para o assistente do Deinter-3, a "experiência prática" mostra que resultados da Polícia Civil estão mais ligados ao "empenho do pessoal" do que à quantidade de prédios na cidade, já que o trabalho dos policiais civis é mais ligado à investigação dos casos.

Ribeiro e Silva Junior reforçaram, porém, que todo o estudo para a reestruturação das unidades de Ribeirão ainda está em análise aguardando manifestação da SSP.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.