Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Polo de Franca recebe certificado de origem

DE RIBEIRÃO PRETO

Os planos da indústria calçadista de Franca de dar mais qualidade e valor ao produto feito na cidade ganharam um reforço nacional.

No fim de dezembro, o Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) concedeu ao setor a certificação IG (Indicação Geográfica), que atesta a origem e o modo de fazer o calçado de Franca.

Mais frequentemente concedido a produtos alimentícios e agrícolas no Brasil, o IG de Franca é o primeiro da indústria calçadista nacional e o único do setor fabril no Estado de São Paulo.

De acordo com o Inpi, para conseguir a certificação é preciso provar que o produto é conhecido na região e feito de um modo diferente em relação aos de outras cidades.

De acordo com José Carlos Brigagão, do Sindifranca, o município é o único de São Paulo que tem fábricas que atendem a todo o processo produtivo do calçado. Outros polos, como Jaú e Birigui, participam de apenas parte do processo, segundo ele.

Com a certificação concedida pelo Inpi, as indústrias calçadistas de Franca agora precisam cumprir um regulamento e serem auditadas para que possam receber o selo e vender seus produtos com esse valor agregado.

Mas dessa vez o processo é mais simples do que o feito para conseguir a certificação.

"Com o IG vamos divulgar para o Brasil que o calçado de Franca é de qualidade", afirmou Brigagão.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.