Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Chuvas fecham dez estradas no interior

Nos trechos afetados em SP, erosão, alagamento e rompimento de tubos provocam bloqueios totais ou parciais

Em Serra Azul, erosão em estrada municipal isola 20 famílias há 15 dias e prefeitura decretou emergência

Silva Junior/Folhapress
Trecho de vicinal de Serra Azul que está interditada devido às chuvas dos últimos dias
Trecho de vicinal de Serra Azul que está interditada devido às chuvas dos últimos dias

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

Erosões, alagamentos, rompimento de tubulação e queda de barreiras provocadas pelas fortes chuvas causam interdições totais ou parciais em ao menos dez rodovias no Estado de São Paulo.

Os dados são da Polícia Rodoviária e do DER-SP (Departamento de Estadas de Rodagem). Em alguns casos, o problema se arrasta desde o ano passado (veja quadro com

as estradas).

Em Serra Azul, o prefeito Marcelo Afonso de Queiroz (PT) decretou estado de emergência após as chuvas provocarem erosões com mais de dois metros de profundidade ao longo de um trecho de 6 km de extensão, segundo a administração.

A cratera está isolando cerca de 20 famílias da zona rural há 15 dias, disse Geraldo Trevizani, diretor do departamento de Transportes e Infraestrutura da prefeitura.

As famílias estão sem acesso a supermercados e farmácias e a abertura da cratera pode comprometer o início do ano escolar para 15 crianças que dependem do transporte que passa por ali.

SEM PREVISÃO

Os custos para instalar um sistema de drenagem e refazer a estrada foram estimados em R$ 100 mil pela prefeitura. Não há previsão de quando a obra será feita. "Até para tomar as medidas paliativas precisamos que a chuva acabe", disse Trevizani.

Em Bofete, na região de Campinas, as chuvas dos últimos 14 dias equivalem ao que era esperado em três meses, disse Eliana Araújo, assessora de Planejamento da prefeitura. Segundo ela, o problema da erosão é recorrente na região devido ao solo arenoso da área.

Em Auriflama, perto de Araçatuba, a chuva de nove dias atrás provocou forte correnteza em um rio, que arrancou a tubulação que estava sob uma estrada, disse o diretor do departamento de Obras e Serviços Urbanos, Vanderlei Siqueira Lima Júnior.

Já há obras em andamento, informou o DER-SP. Em Bilac, na SP-461, por exemplo, elas terminam em fevereiro. Já em Iacanga, na SP-321, começam na próxima semana.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.