Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Roubo seguido de morte e estupro aumentam na região de Ribeirão

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

O número de pessoas que morreram em roubos e que foram vítimas de estupro cresceu na região de Ribeirão Preto no ano passado, se comparado a 2010.

E a região mantém alta de roubos e furtos de veículos, segundo revelam dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Foram 26 casos de latrocínio, 44,4% a mais do que em 2010, e 883 vítimas de estupro, uma alta de 15,7% (veja quadro nesta página).

No Estado, homicídios dolosos (com intenção) caíram 3%, mas há cidades da região no caminho contrário: Araraquara registrou 18 mortos, o dobro de 2010.

Segundo o delegado-assistente do Deinter 3 Jayme da Silva Ribeiro Filho, os casos de latrocínio tiveram pico no início do ano. "Mas fizemos um trabalho de inteligência, investigativo, e os casos diminuíram no resto do ano."

Para o delegado, a alta dos estupros deve-se à maior consciência das pessoas ao denunciar abusos. Ribeiro Filho vê relação entre o tráfico de drogas e a alta nos roubos e furtos de veículos.

Procurada, a Polícia Militar não se manifestou.

Para o docente José dos Reis Santos Filho, da Unesp de Araraquara, é preciso reforçar políticas públicas que afastem crianças e jovens das drogas. Isso porque o tráfico, disse, é o maior propulsor de outros crimes, como latrocínio e furto e roubo em geral, incluindo os de veículos.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.