Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Elefanta deve sair do bosque municipal, sugere pesquisador

Estudo aponta campus da USP como melhor opção para Mayson

DE RIBEIRÃO PRETO

Para melhor se relacionar com o meio ambiente, para fazer caminhadas mais longas e, principalmente, para se reproduzir e perpetuar a espécie, a elefanta Mayson não deve permanecer no bosque municipal de Ribeirão.

Uma melhor opção seria o campus da USP. É o que sugere estudo do biólogo Gabriel Ferreira de Azevedo Clemente, 26, mestrando da USP e integrante do Núcleo de Política e Ciência Ambiental do campus de Ribeirão.

A pesquisa foi protocolada na semana passada na coordenadoria do campus e na Prefeitura de Ribeirão, que estuda construir um recinto para Mayson no bosque. A criação do local, de alto custo, criou polêmica e o futuro de Mayson está incerto.

A análise do pesquisador buscou verificar como os dois locais respondem a questões como bem-estar do animal, espaço, alimentação, comportamento e reprodução.

Segundo Clemente, a lógica dos atuais zoos é de não apenas ser o último abrigo do animal, mas criar condições para que ele possa, inclusive, se reproduzir em cativeiro.

O bosque municipal, segundo o estudo, "terá um espaço de confinamento muito limitado, que acarretará possivelmente na falta de sucesso de um eventual parceiro e reprodução da elefanta".

Clemente vê na área da USP espaço não só para Mayson, mas para um possível parceiro, para que ela possa se reproduzir.

Além de oferecer mais espaço para a elefanta percorrer, o estudo diz que a vegetação do campus, com árvores frutíferas, permitirá a Mayson exercer sua autonomia de buscar alimentos.

Em nota, a prefeitura disse que a prefeita Dárcy Vera (PSD) não tomou ainda conhecimento do estudo e por isso não se manifestaria. A coordenadoria da USP vai analisar a pesquisa nesta semana.

(JULIANA COISSI)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.