Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Zampieri quer ampliar o repertório da Sinfônica

Maestro escolhido diz que buscará aproximar a orquestra do público

Italiano assumirá o grupo em abril, após documentação ficar pronta; até lá, vai atuar como convidado

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

O ritmo compassado de Astor Piazolla e as composições brasileiras de Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Ernesto Júlio de Nazareth vão ecoar nos ares de Ribeirão Preto com maior frequência.

Considerado especialista na obra do argentino e admirador das composições dos brasileiros, o maestro Gian Luigi Zampieri é o escolhido para ser o regente titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão.

De posse de um cachimbo, com óculos de aros azuis e instigado pela música, o italiano Zampieri disse à Folha que quer ampliar o repertório da Sinfônica e aproximá-la ainda mais do público.

Para isso, vai trabalhar obras ainda pouco conhecidas de compositores consagrados e incentivar os grupos de música de câmara.

"Não quero só reger, quero compartilhar experiências de diferentes famílias de instrumentos. O regente é uma pessoa comum, que assume sua posição somente quando pega na batuta. Depois, volta a ser como antes", disse o maestro e organista.

Zampieri chegou de Roma na quinta-feira. Deixou a temperatura de -5°C e trouxe consigo as críticas à política cultural do seu país.

"A Itália foi considerada um berço da cultura, mas [hoje] enfrenta uma crise de valores morais. A [atual] crise europeia é um álibi para a falta de investimento na área", afirmou Zampieri.

A notícia de que a Sinfônica de Ribeirão procurava um maestro chegou via e-mail, após o então titular, Cláudio Cruz, anunciar em outubro do ano passado que deixaria o posto após oito temporadas.

Zampieri estava planejando se casar em janeiro deste ano com a violinista Estera Kawula Zampieri e, depois, sair da Itália. Ao saber da vaga, entrou em contato com a orquestra e pediu mais informações. Pouco depois, em dezembro, regeu dois concertos ao lado de Cláudio Cruz.

O idioma não foi problema. Autodidata, aprendeu a falar português em conversas pela internet com "outros Zampieri". Enquanto pesquisava sua árvore genealógica a partir dos anos 2000, descobriu que a maioria dos descendentes da família vivia no Brasil.

NOVA TEMPORADA

Zampieri vai assumir o grupo em abril, quando, espera-se, toda a documentação de migração estará pronta. Até lá, atua como regente convidado. Anteontem, teve um encontro com os músicos.

O primeiro concerto está marcado para 10 de março, no Theatro Pedro 2°.

A soprano Daniella Carvalho vai interpretar cinco árias de Giacomo Puccini, e a orquestra, a Sinfonia nº 4 de Johannes Brahms, entre outras obras. Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 40.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.