Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

carnaval 2012

Após 3 anos, Morro leva título em Batatais

Enredo sobre a magia coloca no sambódromo bruxas e fadas, em desfile repleto de crianças em alas e carros

Maior campeã local, Castelo fica em 2º e, assim como a Unidos da Liberdade, 3ª, também volta a desfilar sábado

Silva Junior-18.fev.12/Folhapress
Crianças fantasiadas de bruxas no carro alegórico Aniquilação da Magia, da Unidos do Morro; escola foi campeã do Carnaval de Batatais pela 2ª vez
Crianças fantasiadas de bruxas no carro alegórico Aniquilação da Magia, da Unidos do Morro; escola foi campeã do Carnaval de Batatais pela 2ª vez

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DA “FOLHA RIBEIRÃO”
GABRIELA YAMADA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Após três anos, a escola de samba Unidos do Morro conquistou o título do Carnaval de Batatais, o mais tradicional da região de Ribeirão Preto, em apuração decidida somente na última nota.

Com 179,25 pontos, a agremiação chegou ao seu segundo título e desbancou a Castelo, maior vencedora do desfile local, que ficou em segundo lugar, com 178,75 pontos, empatada com a Unidos da Liberdade, mas vencendo nos critérios de desempate -teve 0,25 a mais em harmonia.

As três voltarão ao sambódromo no sábado, no desfile das campeãs, assim como o bloco campeão da cidade, Estação do Samba.

Para conquistar o título, a Unidos do Morro, fundada em 1993, repetiu a fórmula dos últimos anos, ao levar ao sambódromo muitas crianças em seus carros alegóricos e alas, com o enredo "Da Essência da Magia, o Morro faz seu Carnaval", que contou a história da magia ao longo dos tempos.

No ano passado, a tática valeu o vice-campeonato, 0,25 ponto atrás da Castelo.

Entre os nove quesitos avaliados, a agremiação não obteve nota 10 dos dois jurados somente em três -comissão de frente, samba-enredo e evolução-, em mais uma disputa equilibrada.

As quatro escolas mais bem colocadas perderam, somadas, 5,5 pontos, o mesmo total do ano passado. Em 2010, perderam 6,75 pontos.

"Isso demonstra que o Carnaval está muito forte, tanto que qualquer uma poderia ter vencido nos últimos quesitos", afirmou Volnei José Barbosa, presidente da Uesb (União das Escolas de Samba Batataenses).

Fernando Jordão, presidente da escola campeã, disse após a apuração que o título da Unidos do Morro mostrou a força da comunidade do bairro Altino Arantes, periferia de Batatais, ao desfilar com 473 integrantes -foi a maior das escolas.

"E ganhamos [desfilando]no sábado. Havia um mito de que o campeão não saía do primeiro dia de desfile", disse Jordão.

Apesar do equilíbrio momentâneo, historicamente a Castelo tem grande vantagem em relação às rivais. Mas as falhas deste ano preocupam a direção da escola, que já admite mudanças para 2013 (leia texto nesta página).

O enredo de 2012 foi "Voar, Mitologia", em que apresentou uma réplica do 14-Bis de Santos Dumont em desfile com 350 foliões.

EM QUEDA

Ontem, antes mesmo da abertura dos envelopes, foi anunciada a perda de 26 pontos da escola Unidos da Fiel, por desfilar com 102 componentes a menos que o exigido pelo regulamento e com duas baianas a menos.

O Carnaval de 2012 também mostrou a queda livre da Acadêmicos do Samba, tricampeã na década de 1980.

Ela, que vinha de seis vice-campeonatos consecutivos até 2010, foi a terceira no ano passado e somente a quinta em 2012, quando problemas em um carro alegórico atrasaram seu desfile. A escola teve perda de pontos em sete dos nove quesitos.

A Riachuelo foi a quarta colocada, com 177,75 pontos.

DEMORA

Um dos problemas a serem resolvidos é o atraso para o desfile, queixa comum nas arquibancadas.

Com três escolas e um bloco por noite, os desfiles, previstos para começarem às 21h, acabaram por volta das 4h. O atraso entre uma escola e outra foi de meia hora.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.