Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Deputado é cabo eleitoral de luxo de candidato à reeleição

Dos nove parlamentares da região, cinco devem apoiar prefeitos neste ano

Nomes naturais para enfrentar prefeitos que buscam a reeleição, deputados só devem concorrer em Ribeirão

ARARIPE CASTILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Os prefeitos da região de que podem ser candidatos neste ano terão "cabos eleitorais de luxo" em seus palanques. É que a maioria dos deputados das grandes cidades -geralmente nomes cotados para a disputa do Executivo- vai apoiar nomes que aspiram a reeleição.

Dos nove parlamentares federais ou estaduais de Ribeirão Preto, São Carlos, Franca e Araraquara, cinco apoiam prefeitos que devem disputar o pleito de outubro, dois farão oposição, um será candidato a prefeito e outro se diz, por enquanto, "isento".

Em Franca, Sidnei Rocha (PSDB) não poderá entrar na disputa porque se reelegeu prefeito em 2008 -a cidade tem três deputados e um deles já é declarado como pré-candidato à prefeitura local.

No caso de Ribeirão, a prefeita Dárcy Vera (PSD), se confirmada a candidatura, terá a ajuda de dois dos políticos mais votados nas eleições de 2010, o deputado federal Marco Feliciano (PSC) e o estadual Baleia Rossi (PMDB).

Feliciano é de Orlândia, mas já abriu seu escritório em Ribeirão. Baleia tende mesmo a ficar na base de Dárcy, apesar da cobrança que enfrenta de peemedebistas por candidatura própria.

Contra ela, estará o estadual Welson Gasparini (PSDB) que vai apoiar o pré-candidato da legenda, o deputado federal Duarte Nogueira.

Em Araraquara, segundo a Folha apurou, o estadual Roberto Massafera (PSDB) e o federal Dimas Ramalho (PPS) estão praticamente fechados com o prefeito e pré-candidato Marcelo Barbieri (PMDB).

"Não serei candidato a prefeito. Defendo a ampliação da aliança que apoiou Barbieri", disse Dimas Ramalho.

Já Edinho Silva (PT), campeão de votos em 2010 entre os deputados estaduais da região, deve ficar contra Barbieri -os petistas tendem a lançar candidatura própria.

Em São Carlos, o prefeito petista Oswaldo Barba deve ter sua campanha coordenada pelo federal e ex-prefeito Newton Lima (PT).

ESPAÇO ABERTO

Sem reeleição em Franca, os três parlamentares com base no município podem acabar se enfrentando diretamente nas urnas.

O federal Marco Aurélio Ubiali (PSB) já se declara pré-candidato à prefeitura, segundo sua assessoria.

O estadual Roberto Engler anunciou que não será candidato, o que causou um racha entre os tucanos.

Gilson de Souza (DEM) já disputou o cargo antes, mas ainda não definiu o que fará neste ano, segundo a Folha apurou. Ele não foi localizado para comentar o assunto.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.