Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Em dia quente, 47 bairros ficam sem água

Desabastecimento atingiu as zonas norte, leste e oeste de Ribeirão e foi causado por falta de energia, disse Daerp

Temperatura chegou a 39,2ºC no município ontem à tarde, segundo a Cetesb; sensação térmica foi de 43ºC

Fotos Silva Junior/Folhapress
O músico Ronaldo Garcia, 39, mostra tambores que usa para armazenar água; escassez é recorrente na Lagoinha, diz ele
O músico Ronaldo Garcia, 39, mostra tambores que usa para armazenar água; escassez é recorrente na Lagoinha, diz ele

DE RIBEIRÃO PRETO

Moradores de 47 bairros das zonas leste, oeste e norte de Ribeirão Preto sofreram falta de água ontem. Em alguns pontos, o desabastecimento durou da madrugada ao período da tarde.

As temperaturas próximas aos 40ºC registradas ontem na cidade amplificaram as reclamações dos moradores com o problema.

Segundo o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), os problemas foram causados pela forte chuva e os vendavais de anteontem à noite, que provocaram queda de energia elétrica em pelo menos 12 bairros do município.

O músico Ronaldo Barbosa Garcia, 39, que mora na Lagoinha, na zona leste, disse que sua rua já sofre com falta constante de abastecimento. Situação que ficou ainda pior ontem, segundo ele.

"Há quase dois anos, a água só chega de madrugada aqui em casa. Tivemos que montar uma rotina de limpeza e, às vezes, até banho bem tarde da noite. Mas desta vez não deu para fazer nada, porque a água não veio", disse.

Outras cinco pessoas moram na casa de Garcia, sendo quatro crianças.

"Com o calor que está fazendo, ter água só de madrugada já é ruim. Se não vem a água, como aconteceu desta vez, fica insuportável", afirmou o músico.

Segundo a Cetesb (Companhia Ambiental de SP), a temperatura em Ribeirão chegou a 39,2ºC por volta das 15h de ontem. Já a sensação térmica alcançou 43ºC à tarde.

O aposentado Valdir Quinteiro, 61, também reclamou da falta de água constante na região da Lagoinha.

Ele afirmou que já reclamou no Daerp, mas que sempre ouve "uma desculpa diferente" e a informação de que o problema será resolvido em breve.

Ontem, como a água não chegou nem de madrugada, Quinteiro afirmou que também procurou o Daerp. "Falaram a mesma coisa de sempre, que estão resolvendo."

SEM ENERGIA

O projetista do Daerp Emílio Gerhardt disse que o desabastecimento causado nos 47 bairros ontem teve relação direta com a falta de energia durante a madrugada. "É todo um sistema integrado."

Segundo o ele, com a queda da eletricidade, bombas e equipamentos responsáveis pela distribuição de água nas regiões atingidas deixaram de funcionar. As falhas foram reparadas gradativamente, de acordo com Gerhardt.

Sobre os problemas recorrentes em diferentes bairros -como na região da Lagoinha-, o projetista afirmou que estão sendo investidos cerca de R$ 21 milhões em recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Essa verba deve amenizar a falta de água. Além desses recursos, o Daerp informou que estão sendo feitas "ações emergenciais" em diferentes setores do município.

A CPFL confirmou a queda de energia na madrugada.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.