Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ensino infantil é o maior desafio, dizem especialistas

DE RIBEIRÃO PRETO

A educação infantil é o maior desafio para as prefeituras em relação à nova lei, segundo especialistas ouvidos pela Folha. A nova regra estabelece um piso nacional de R$ 1.451 aos professores e 33% de horas extraclasse.

De acordo com o Ministério da Educação, a lei contempla todo professor, da rede infantil ao ensino médio.

Mas, segundo especialistas, há prefeituras que pagam salários menores ao educador infantil, sem benefícios.

"É um problema histórico. Os governos usam uma série de artimanhas, nomes de cargos, para não incorporar o professor de creche como docente", afirma Ana Paula Soares da Silva, professora da USP de Ribeirão.

Para o docente José Marcelino Rezende Pinto, também da USP de Ribeirão Preto, chamar o professor do infantil de "cuidador" é uma das formas usadas pelas prefeituras para burlar a lei.

Ele diz ser preciso que o governo federal apoie as prefeituras e ajude a financiar a educação infantil no país.

Membro do Conselho Nacional de Educação, Mozart Neves Ramos diz que é o MEC quem deve criar um esforço conjunto para sanar as dúvidas das prefeituras e ajudá-las a cumprir a lei quanto ao piso e outras exigências.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.