Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Grupo pede concurso para diretor de escola

No total, 23 entidades querem acabar com nomeação política para o cargo na rede

DE RIBEIRÃO PRETO

Com apoio do ex-jogador de futebol Raí, 23 entidades representativas de Ribeirão Preto se uniram ao movimento Por Uma Educação Melhor para propor que diretores de escolas municipais sejam contratados por concurso público e não nomeados por indicação política.

De acordo com levantamento feito pelo coordenador do Inepad (Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração), Alberto Borges Mathias, alunos de municípios com escolas cujos diretores não são indicados têm melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Os resultados foram apresentados em reunião feita durante a manhã de ontem. Apesar de terem sido convidadas, prefeitura e Câmara não enviaram representantes.

Por conta disso, Raí e o empresário José Rodini Filho, 50, que representa o Rotary Club, foram até a administração entregar à prefeita Dárcy Vera (PSD) o documento com os resultados e reivindicar o concurso público para os diretores.

Entre as entidades está a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além das emissoras EPTV e Clube.

Durante a reunião, Dárcy afirmou que os números apresentados se referem a pesquisas feitas entre 2005 a 2009, primeiro ano de sua gestão, e tentou apontar ao grupo melhorias feitas na área desde então.

A prefeita também negou que as indicações para diretores sejam políticas e afirmou que há critérios técnicos para a nomeação.

Dárcy disse ser impossível abrir novo concurso público porque todos os diretores são concursados para os cargos de professores.

Agora, o movimento deve visitar as unidades escolares para fazer um levantamento da situação atual.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.