Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prioritárias, 75% das cidades ainda não iniciaram campanha

DE RIBEIRÃO PRETO

Ao menos 61 das 81 cidades paulistas que vão vacinar cães e gatos contra a raiva ainda não informaram ao Estado a data das campanhas.

O limite de envio de informações é hoje, mas especialistas consideram que o tempo para fazer a campanha já está escasso. "Estamos em cima da hora", disse Ricardo Dias, da USP de São Paulo.

Juntas, as cidades prioritárias vão imunizar 3 milhões de bichos até 31 de maio.

O atraso no início da campanha, a possível aversão à vacina após as mortes de animais em 2010 e a realização da vacinação em data atípica (geralmente é feita em agosto) podem fazer com que o Estado de São Paulo não atinja a meta, disse Dias.

Há cidades, inclusive, que já estão pedindo para prorrogar o prazo e estender a campanha para além de maio, disse Neide Takaoka, diretora-geral do Instituto Pasteur. Ela descarta a hipótese.

"Das 645 cidades do Estado, estamos dando [vacinas] para 81. Eles [municípios prioritários] precisam se sentir honrados porque tiveram problemas [com a raiva] no passado", disse Neide, referindo-se à ideia de que, agora, as cidades terão como imunizar os bichos.

Para Juan Rocha, professor da USP de Ribeirão e especialista em planejamento e gestão de saúde, é importante que as cidades definam as datas, já que isso funciona como um alerta para a população. (EO)

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.