Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Gaiola também será denunciado à Justiça

Ministério Público fará denúncia porque vereador do PSC de Ribeirão Preto faz propaganda eleitoral disfarçada

Já Walter Gomes (PR) retirou número de celular de veículo, mas promotor considera o caso irregular

Silva Junior - 9.abr.2012/Folhapress
Carro do vereador Nilton Gaiola (PSC), fotografado pela *Folha* na segunda-feira; Promotoria vai investigar o parlamentar
Carro do vereador Nilton Gaiola (PSC), fotografado pela Folha na segunda-feira; Promotoria vai investigar o parlamentar

GABRIELA YAMADA
DE RIBEIRÃO PRETO

O promotor Paulo José Freire Teotônio vai denunciar à Justiça Eleitoral o vereador Nilton Gaiola (PSC), de Ribeirão Preto, por propaganda eleitoral antecipada.

A decisão foi tomada após a Folha ter questionado na última segunda-feira se o carro de Gaiola, um Gol, com a imagem e o nome do parlamentar adesivado no veículo se configurava como propaganda antecipada.

Ontem, Teotônio viu o carro estacionado pela cidade e decidiu fazer a denúncia.

Em três dias, esta é a segunda denúncia feita por Teotônio pelo mesmo motivo.

Anteontem, Walter Gomes (PR) foi denunciado por ele porque, em um veículo usado por funcionários, o parlamentar imprimiu o seu telefone celular, destacando os últimos cinco dígitos -exatamente o número de Gomes como candidato nas eleições de 2008 e 2010.

Ontem, Gomes retirou o número de celular do veículo. Procurado ontem, o vereador não foi encontrado. O advogado dele, Heráclito Mossin, afirmou que a decisão de retirar a informação partiu de Gomes.

O promotor, porém, continua classificando o caso como irregular. "[A retirada do número] só demonstra a ilegalidade", afirmou.

Para ele, não se pode tratar como coincidência o fato de os dígitos destacados do celular serem o mesmo número de Gomes candidato.

Ainda segundo Teotônio, a denúncia não terá alterações e o veículo continua irregular. "Qual a razão de ostentar, em período eleitoral, o nome em veículo que circula pela cidade?"

Em entrevista na segunda-feira, o vereador negou a existência de propaganda antecipada e disse que o número de seu celular é divulgado até em seus cartões de visita.

Ele afirmou que o veículo é usado por funcionários que fazem contatos com a população para realizar campeonatos de futebol amador.

Apesar de suas alegações, Gomes também foi denunciado à Polícia Federal e à Promotoria da Cidadania por suspeita da prática dos crimes de desvio de conduta de funcionários e abuso de poder econômico.

'DESDE 2004'

Já Gaiola disse que estaciona o seu Gol ao lado de fora da Câmara, perto do portão da entrada, desde quando assumiu o cargo, em outubro -ele substituiu Oliveira Júnior, cassado na ocasião.

O carro é usado por ele e funcionários em trabalhos externos -na segunda, por exemplo, Gaiola esteve no conjunto habitacional Wilson Toni, onde, segundo ele, exerceu "atividades de cunho social".

Procurado, o vereador negou a propaganda antecipada e afirmou que usa a adesivagem desde 2004.

Ele disse ainda que nunca foi informado sobre a possível infração eleitoral e que, caso seja comprovado o erro, irá retirar os adesivos do carro (leia mais texto ao lado).

"Trata-se de propaganda eleitoral antecipada, mas feita de forma disfarçada", explicou o promotor, dizendo que que Gaiola não divulga o número de sua legenda.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.