Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Franca põe em prática ação para tentar retirar pedintes das ruas

Trabalho envolve órgãos policiais e a Secretaria de Ação Social

DE RIBEIRÃO PRETO

Um trabalho conjunto entre órgãos policiais e a Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Franca quer tirar pedintes das ruas da cidade.

Abordagens têm sido feitas pela PM para conseguir identificar entre os moradores de rua aqueles que têm pendências com a Justiça, segundo o secretário da Ação Social, Roberto Nunes Rocha.

A secretaria estima que existam cerca de 70 pedintes nas ruas de Franca.

A cidade tem pontos onde os andarilhos podem ser vistos com mais frequência, como nos cruzamentos da avenida Major Nicácio com a Presidente Vargas e a Alonso y Alonso, segundo Rocha.

Nos casos em que os pedintes estão nas ruas apenas por problemas sociais, a secretaria oferece ajuda na tentativa de reaproximá-los das famílias e colocá-los de volta ao mercado de trabalho.

"Temos um trabalho amplo de atendimento, não justifica a pessoa estar nas ruas pedindo dinheiro", disse. O perfil de muitos desses pedintes, diz Rocha, é de usuários de drogas ou álcool.

A participação da polícia no trabalho se justifica, segundo o secretário, para que seja possível identificar a presença de criminosos entre os que vivem nas ruas.

"Para aqueles que são criminosos, [a ação é para] resgatar também o lugar próprio deles, que não é na rua, é na cadeia", afirmou.

Em nota, a Polícia Militar disse que houve uma reunião envolvendo o Judiciário para tratar de ações para reduzir o transtorno causado por pedintes principalmente em semáforos e no comércio.

A polícia afirma que não se trata de uma ação de repressão, pois a mendicância não é crime nem contravenção.

A PM diz ainda que as ações já deram resultados, pois afirma ser possível notar a diminuição de "pessoas sem ocupação nos semáforos e nas portas dos comércios".

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.