Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Foco

Promotoria fecha acordo que proíbe a realização de rodeios em Jaboticabal

Juca Varella - 24.nov.2011/Folhapress
Assistente puxa o sedém na saída do brete para apertar a virilha do cavalo durante montaria em rodeio em Cajamar
Assistente puxa o sedém na saída do brete para apertar a virilha do cavalo durante montaria em rodeio em Cajamar

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Um acordo com a Promotoria de Jaboticabal definiu que a H1 Promoções Artísticas e Marketing, principal organizadora de rodeios na cidade, está proibida de promover eventos do gênero nos próximos anos.

Já há proibições de rodeios em 35 cidades do Estado.

Além do veto, a empresa pagará R$ 4.354 para entidades de proteção animal pelo último rodeio, ocorrido entre os dias 6 e 16 deste mês. O acordo resulta de inquérito aberto após denúncia de supostos maus-tratos da entidade Sociedade Humanitária Tucuxi.

A entidade argumenta, na representação, que o uso de instrumentos como o sedém, cinto amarrado na virilha de bois e cavalos, causa sofrimento aos bichos.

Segundo o promotor Hamilton Fernando Lisi, que propôs o termo de compromisso e ajustamento de conduta, já houve uma ação civil pública na cidade para impedir o rodeio em anos anteriores, mas a Justiça manteve a autorização do evento.

O acordo, porém, só vale para a H1 -outra empresa pode organizar rodeios.

Os maus-tratos de rodeio, diz Lisi, ainda é uma questão controversa no judiciário.

"Mas usei o princípio da prevenção, que é quando há dúvida [se há ou não maus-tratos] prevalece a proteção integral do meio ambiente."

O advogado Diego Bianco, que representa a H1, disse que esse rodeio e o de anos anteriores organizados pela empresa nunca maltratou animais e que sempre se pautou pela lei, com alvarás e documentação em dia.

Disse ainda que a H1 aceitou o acordo por uma questão comercial, por entender que não é rentável organizar um próximo rodeio e correr o risco de, às vésperas, sofrer uma nova ação judicial que impeça as montarias.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.