Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maior circulação do vírus explica alta, diz ministério

DE RIBEIRÃO PRETO

A maior circulação do vírus da gripe A H1N1 está entre as principais razões para o aumento no número de morte em 2012, segundo o Ministério da Saúde.

Neste ano, levantamento parcial indica que houve 449 confirmações da doença e 51 mortes -os dados referem-se até este mês. Já ao longo de 2011, foram 27 mortes pela gripe A H1N1 no país.

O maior pico de vítimas fatais da doença ocorreu na pandemia em 2009, quando foram registradas 2.060 mortes provocadas pela doença. No ano seguinte, o total de óbitos caiu para 113.

Com a maior circulação do vírus no país, o ministério calcula que o número de casos confirmados da doença subirá ainda mais neste ano.

Isso porque, segundo a pasta, com a queda da temperatura as pessoas tendem a se aglomerar e permanecer em locais fechados, o que favorece o contágio.

Apesar da perspectiva de aumento de casos, o ministério informa que não há razão para alarde da população.

Para quem tiver dois ou mais sintomas da doença -como febre, tosse e dores de garganta, de cabeça, muscular ou nas articulações-, a recomendação é que procure imediatamente uma unidade de saúde.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.