Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeitos 'inauguram' até mercado e banco

Candidatos à reeleição em Ribeirão, São Carlos e Araraquara estiveram em 66 eventos apenas nos últimos 11 dias

Por lei, prefeitos candidatos à reeleição podem participar de inaugurações de obras apenas até amanhã

Edson Silva/Folhapress
O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), durante entrega da creche Maria Alice Tedde, na tarde de ontem
O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB), durante entrega da creche Maria Alice Tedde, na tarde de ontem

JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO

Às vésperas do limite estabelecido por lei para participar de eventos públicos, prefeitos de Ribeirão, São Carlos e Araraquara, candidatos à reeleição, correm em uma maratona de inaugurações.

Nas últimas duas semanas, evento religioso e inauguração de banco, centro de estética e até de obra em cidade vizinha estiveram na agenda de Dárcy Vera (PSD), de Ribeirão, Oswaldo Barba (PT), de São Carlos, e Marcelo Barbieri (PMDB), de Araraquara.

No total, os três prefeitos participaram de pelo menos 66 eventos em 11 dias.

Questionadas, as prefeituras dizem não haver conotação eleitoral nas inaugurações e que as realizam em ritmo intenso desde que assumiram o governo, em 2009.

A partir de sábado, conforme resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os prefeitos-candidatos não poderão participar de inaugurações de obras públicas.

Em Ribeirão, a agenda de Dárcy nas duas semanas finais de sua aparição em eventos oficiais concentrou-se nos bairros, em especial na entrega de academias em praças.

Das inaugurações de 33 academias ao ar livre, 12 ocorreram nestes últimos 15 dias.

EM CAMPANHA

Dárcy marcou presença principalmente na periferia de Ribeirão Preto. Ontem, no Jardim Progresso, a prefeita já se mostrou em ritmo de campanha eleitoral.

Nos primeiros 20 minutos de sua chegada, dedicou-se a abraçar crianças e a citar de cabeça nomes de conhecidos que encontrava, além de cantar trecho de música sertaneja e até dançar com morador.

Só nos últimos 11 dias, ela também esteve em inauguração de agência bancária, de supermercado e até de centro de estética. Ao todo, foram 23 aparições, mais do que as do mês de março inteiro, como a Folha publicou à época.

Entre os três, Barbieri é o que mais apareceu em público. Foi visto em eventos da prefeitura ou particulares pelo menos 29 vezes.

No período, Barbieri entregou obras, mas também marcou presença em eventos fora de Araraquara -caso do serviço de solução de conflitos da Justiça, na vizinha Américo Brasiliense.

Em São Carlos, além de entregar obras, Barba tomou café com adolescentes do Pró-Jovem, doou sangue em abertura de campanha de saúde e prestigiou show da Semana do Evangelho.

Para Cláudio Couto, docente de gestão política da FGV (Fundação Getulio Vargas), a estratégia funciona se o eleitor tiver a percepção que a obra entregue funciona bem.

"É natural querer mostrar serviço. O problema é quando isso é feito de forma que sacrifica a qualidade."

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.