Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Prova de bulldog segue indefinida em Barretos

DE RIBEIRÃO PRETO

A quatro dias do início da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, a associação Os Independentes, que organiza o evento, disse que continua indefinida a realização da prova de bulldog, na qual o peão tem de derrubar um bezerro com as mãos.

A possibilidade de tirar a prova do cronograma de competições existe desde a morte de um bezerro na festa do ano passado.

O Ecoa (Centro de Estudos de Comportamento Animal), entidade mantida pelos organizadores da festa, recomendou em junho deste ano a suspensão do bulldog, por não existirem garantias à saúde dos animais.

"Devemos definir se a prova será realizada ou não na segunda-feira [amanhã]", disse Hugo Resende Filho, presidente da associação.

Carlos Rosolen, membro da diretoria do PEA (Projeto Esperança Animal), entidade que atua no combate a maus-tratos contra animais, afirmou que voluntários irão até Barretos fiscalizar as competições na arena.

"Vamos registrar vídeos e fotos do que acontecer lá [em Barretos] para mostrar o que ocorre com os animais. Será uma constatação, porque já sabemos que as provas causam danos à saúde dos bichos", afirmou.

Marcos Abud Wohnrath, diretor de rodeio, defende a realização do bulldog na edição deste ano.

"Está nas mãos do presidente, mas acho que deveria ter a prova. Não há maus-tratos. O que aconteceu no ano passado foi um acidente, uma fatalidade", disse.

Resende Filho afirmou que a presença das entidades em Barretos "será importante para acabar com a polêmica" envolvendo o rodeio local.

"Quem quiser comparecer, estamos abertos [para receber]. Fazemos tudo certo aqui, dentro do que é legal. Uma festa de 57 anos não pode ter coisas erradas", disse o presidente.

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.