Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Padre cobra restauro de quadros de Portinari

Igreja de Batatais possui o maior acervo sacro do artista, com 14 telas doadas pelo pintor

DE RIBEIRÃO PRETO

A demora na restauração dos quadros do pintor Candido Portinari (1903-62), expostos na igreja matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde -paróquia de Batatais que abriga o maior acervo sacro do artista-, tem gerado preocupação para o padre Pedro Ricardo Bartolomeu.

Ele pede providências do poder público municipal para dar andamento ao projeto que prevê a recuperação das telas. São 14 quadros representando a Via Sacra doados pelo próprio pintor.

Elas foram tombadas pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura.

Bartolomeu diz que os quadros estão se deteriorando por causa do tempo. O acervo, segundo ele, foi restaurado pela última vez na década de 1970, mas novas intervenções para recuperação são necessárias para preservar a coleção.

"Estou totalmente desapontado com o poder público municipal. A igreja é o principal ponto turístico da cidade e a prefeitura não dá importância alguma. É um descaso total", afirma.

O padre relata ainda que, em 2009, a ação de cupins já provocou danos nas telas e que algumas foram furadas. A restauração, de acordo com ele, foi avaliada em cerca de R$ 300 mil no ano de 2010. Hoje ele não sabe dizer o preço atualizado do serviço.

Bartolomeu também reivindica a pintura externa da matriz de Batatais.

"No ano passado ganhei a tinta, mas a prefeitura não quis arcar com a mão de obra. Nem isso fizeram."

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.