Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Homicídios sobem 36% na região de Ribeirão

DE RIBEIRÃO PRETO

Os números de homicídios dolosos (com intenção de matar) e roubos de veículos cresceram 36% na região de Ribeirão Preto entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2011, segundo dados do governo estadual.

A quantidade de latrocínios (roubos seguidos de morte), por outro lado, diminuiu 45%, e os roubos a bancos caíram 60%.

Nas 93 cidades que integram o Deinter-3 (regional do Departamento de Polícia Judiciária do Interior), que engloba o nordeste paulista, foram registrados 158 homicídios dolosos nos sete primeiros meses deste ano, ante 116 ocorrências em 2011.

Cresceu também o número de vítimas nesse tipo de crime. Enquanto no ano passado morreram 118 pessoas assassinadas, nesse ano foram 162 -37% a mais.

Já os roubos de veículos no período saltaram de 612 casos para 833. Os dados foram divulgado na tarde de ontem pela SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública).

NA CONTRAMÃO

Tradicionalmente menos numerosos em relação aos demais crimes, os roubos a bancos caíram de dez para quatro ocorrências.

Os roubos seguidos de morte passaram de 20 casos no ano passado para 11 entre janeiro e julho de 2012.

O chefe de comunicação social do CPI-3 (Comando de Policiamento do Interior) da Polícia Militar em Ribeirão Preto, capitão Maurício Rafael Jerônimo de Melo, disse que a PM faz o acompanhamento dos dados para iniciar medidas para tentar coibir a criminalidade na região.

Segundo o capitão, a polícia está estudando como os crimes ocorrem para poder apontar soluções.

HISTÓRICO

Quando a Secretaria de Segurança Pública divulgou os dados da violência na região em junho, os homicídios dolosos e roubos de veículos já estavam em destaque, além das tentativas de homicídio, tráfico e estupros.

No fechamento do primeiro semestre, o roubo de veículos cresceu 35,9% nos 93 municípios do Deinter-3 e foi o tipo de delito que mais aumentou no período, passando de 515 registros nos seis primeiros meses de 2011 para 700, em 2012.

No início de agosto, Ribeirão Preto registrou uma série de homicídios. Porém esses casos ainda não fazem parte das estatísticas do governo, já que serão divulgados só no próximo mês.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.