Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

USP inicia aplicação de veneno para carrapatos em vegetação

Uso havia sido suspenso após denúncia ao Ministério Público

DE RIBEIRÃO PRETO

A USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto começou a aplicar neste mês uma substância química que combate a infestação de carrapato-estrela na unidade.

Dessa vez, o veneno é aplicado também em parte da vegetação do campus, e não apenas em prédios, como aconteceu em 2011.

O ácaro espalhou-se por algumas áreas do campus por causa do grande número de capivaras na unidade -elas são hospedeiras do carrapato, que pode transmitir a febre maculosa a humanos.

Essa é a segunda aplicação do veneno no campus. A primeira foi no ano passado, nas áreas da creche, do Cefer (centro de esporte e lazer) e de moradias de servidores.

No primeiro semestre, porém, houve denúncias ao Ministério Público Estadual de que a substância química também estava sendo adotada em parte da vegetação próxima a esses pontos.

Segundo o coordenador do campus, Osvaldo Luiz Bezzon, a abertura do inquérito levou a direção da unidade a suspender a aplicação até ter uma posição da Promotoria.

A Cetesb (companhia ambiental) enviou ao promotor Sebastião Sérgio da Silveira a informação de que o carrapaticida tem registro no Ministério da Saúde. Com isso, a aplicação foi retomada.

Bezzon disse que o uso do carrapaticida segue modelo adotado na USP de Piracicaba, que detectou uma infestação do carrapato em 2005.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.