Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Temas polêmicos de Dárcy ficam para o ano que vem

Cidade Limpa e regulamentação de mototaxistas têm fiscalizações adiadas

Obras como o calçadão da General Osório devem ser concluídas em 2013; procurada, prefeitura não comenta

Edson Silva/Folhapress
Vista aérea do calçadão da rua General Osório, no centro
Vista aérea do calçadão da rua General Osório, no centro

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

Questões consideradas polêmicas e que, em período eleitoral, poderiam gerar efeito negativo na campanha da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), que busca a reeleição, foram empurradas para 2013. Além disso, algumas obras devem ser concluídas na próxima gestão.

Desde o início da campanha, em ao menos duas ocasiões Dárcy adiou o início de fiscalizações que poderiam gerar descontentamentos.

São os casos da lei Cidade Limpa e da legislação que regulamentou a profissão de mototaxista -a punição por descumprimento foi adiada.

Procurada, a prefeitura silenciou. Anteriormente, disse que os adiamentos eram "prazos educativos".

No caso dos mototaxistas, a decisão foi tomada após um protesto de cerca de 300 profissionais em agosto, que bloqueou o trânsito no centro.

Após o ato, um projeto foi enviado por Dárcy à Câmara afrouxando a lei que havia estabelecido critérios para a profissão -ampliou de sete para dez anos a idade máxima das motos, por exemplo.

Sobre o Cidade Limpa, a decisão de adiar as multas foi tomada inicialmente em julho, quando, segundo a lei, a prefeitura deveria começar a punir quem não se adequou.

Primeiro, o governo adiou a punição por 60 dias. Na semana passada, a menos de um mês da eleição, decidiu que só vai multar em 2013.

O gerente operacional da Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Lourival Falaguasta Junior, disse que o adiamento é um pedido dos lojistas.

Questionado se a decisão de Dárcy pode ter viés eleitoral, Falaguasta disse que não saberia dizer. "Se foi isso, é positivo, porque está resolvendo um anseio nosso."

Também obras e projetos devem ter sua conclusão empurrada para o início de 2013. O calçadão da General Osório, por exemplo, que é revitalizado, deve ter novo piso só no início do próximo ano.

O superintendente da distrital do centro da Acirp, João Bignardi, que tem participado de reuniões semanais na prefeitura, diz que já se fala sobre a necessidade de as obras entrarem em 2013.

O objetivo é evitar que obras ocorram em novembro e dezembro, para não atrapalhar as vendas de fim de ano.

Outra obra cuja conclusão é indefinida é o novo camelódromo da General Osório.Para ambulantes, não haverá tempo de abrir as portas para as vendas de fim de ano.

Além disso, promessas de 2008 de Dárcy não devem sair do papel, como a criação de uma arena multiuso e uma faculdade municipal.

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.