Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

OAB monitora apuração sobre jovem morto

Comissão de Direitos Humanos da ordem vai acompanhar as investigações sobre adolescente baleado por policial

Polícia Militar de Ribeirão Preto informa, em nota, que todas as medidas legais foram tomadas no caso

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

A Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) vai acompanhar as investigações da Polícia Civil para apurar a morte de um adolescente baleado por um PM à paisana, anteontem, em Ribeirão.

As versões do policial e da família do adolescente, de 15 anos, são opostas. O PM Valdinei Cecílio de Brito, 42, diz que foi abordado por três ciclistas em uma tentativa de assalto. Segundo ele, um dos menores estava armado e o ameaçou, obrigando-o a reagir com um disparo.

Outro adolescente, um amigo que estava com a vítima no hora do crime, disse à Folha que os dois iam a um posto de combustível para encher os pneus das bicicletas. Ele afirma que o amigo chutou um cone de uma obra próxima e o PM o insultou, dando início à discussão.

Ainda conforme o jovem, o policial chutou a perna do adolescente e, após ele dar as costas ao PM, houve o disparo. O amigo diz ter escutado um grito: "Ele me atingiu".

A vítima foi encaminhada a uma UBDS, mas não resistiu ao ferimento. A PM informou, em nota, que todas as medidas legais foram tomadas (leia texto abaixo).

A violência tem crescido em Ribeirão neste ano. Os assassinatos aumentaram 57,69% nos primeiros oito meses deste ano em relação ao mesmo período de 2011.

No velório do jovem, ontem, o clima era de revolta. A mãe do adolescente, de 37 anos, disse que o filho não fazia mal a ninguém e que, além de estudar, trabalhava como aprendiz numa oficina.

Segundo o coordenador da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Varderley Caixe, o caso é visto com suspeita, já que o jovem e o PM moram perto do local do tiro.

A Polícia Civil instaurou inquérito. Foram apreendidas a arma do PM e outra achada no local e indicada pelo policial como sendo do adolescente baleado.

Imagens captadas pelas câmeras do posto de combustível serão usadas na investigação. Elas mostram a vítima caindo, mas não o disparo nem o jovem com a arma.

Os dois adolescentes não têm antecedentes criminais.

(DANIELA SANTOS)

NA INTERNET
Leia sobre o velório
folha.com/no1166841

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.