Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Ampla bancada dá força a siglas para eleições estadual e federal

DE RIBEIRÃO PRETO

Os partidos que conquistaram uma bancada expressiva de vereadores e garantiram representatividade em um número elevado de municípios também se fortalecem para as disputas nos níveis estadual e federal.

"Tanto no caso dos prefeitos, quanto no dos vereadores, quanto maior essa base, maior será a influência na eleição de 2014", diz a cientista política Maria do Socorro Sousa Braga, da UFSCar.

Nas cidades, no contato mais próximo com o eleitorado, os vereadores acabam atuando diretamente como cabos eleitorais dos partidos, afirma a especialista.

Essa relação colabora para a obtenção de votos não apenas no caso de candidaturas majoritárias, como de governador e presidente, mas também na eleição de deputados estaduais e federais.

O presidente do PMDB no Estado, o deputado estadual Baleia Rossi, disse que o resultado das urnas no domingo passado deve fortalecer os planos de uma candidatura própria em 2014 em SP.

"Da mesma forma que nós firmamos compromisso de lançar candidato a prefeito na capital, como parte de nossa reestruturação, nós queremos ter [candidato próprio] a governador", disse.

O PMDB, segundo ele, fechou a eleição deste ano com cerca de 700 vereadores eleitos em São Paulo, só atrás do PSDB, que fez 1.050.

Entre as maiores cidades da região, o PMDB conquistou bom espaço em São Carlos e Araraquara -elegeu quatro vereadores em cada um dos dois municípios.

Em Araraquara, além de ser a maior bancada da Câmara, também segue no governo, com a reeleição do prefeito Marcelo Barbieri.

Em Ribeirão, o PMDB divide o status de maior bancada com PSDB, PSD e PR -três cadeiras para cada sigla.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.