Índice geral Ribeirão
Ribeirão
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Bandeira e Braff comandam oficinas hoje

Autores são algumas das atrações do 5º Congresso Brasileiro de Escritores, que está sendo realizado em Ribeirão

Evento, tipicamente paulistano nas edições anteriores, ocorre pela primeira vez numa cidade do interior

LEANDRO MARTINS
DE RIBEIRÃO PRETO

O 5º Congresso Brasileiro de Escritores, que começou ontem de manhã em Ribeirão, tem o dia de hoje dedicado a palestras e oficinas literárias.
As oficinas são abertas a interessados em aperfeiçoar ou conhecer técnicas de produção literária.
Na parte da manhã, os temas de trabalho serão composição de teatro, literatura juvenil, crítica literária e conto. À tarde, haverá temas como crônica, poesia, artes plásticas e narrativa.
As oficinas serão comandadas por escritores como Menalton Braff, Pedro Bandeira e Raquel Naveira.
Braff, que é diretor de integração nacional da UBE (União Brasileira de Escritores) e coordenador técnico do congresso, diz que as oficinas são uma forma de pessoas que têm vocação para a escrita terem também acesso a instrumentos teóricos e práticos.
"A oficina não dá talento a ninguém, isso se traz de casa. Mas ela oferece um instrumental que pode ajudar", afirmou o escritor.

OUTROS ATRATIVOS
Também hoje haverá palestras com temas diversos, como cultura na era digital e a relação existente entre o escritor e a política.
As atividades estão sendo realizadas na unidade do Uniseb/COC da Ribeirânia.
O congresso de escritores ocorre após um lapso de 26 anos desde o último encontro, em 1985, e tem programação até a próxima terça-feira.
Segundo Braff, são esperados por volta de 500 participantes, entre cronistas, romancistas, ensaístas e contistas de todo o país.
O número é menor que o do congresso de 1985, quando 1.200 escritores participaram, mas, ainda assim, é considerável, afirma Braff.
"A situação em 1985 era outra, a gente estava saindo de uma ditadura, havia muita necessidade de expressão. Mas falar de 500 escritores participando de um evento é um bom número", diz.
O escritor afirma que a realização do congresso em Ribeirão é simbólica, pois está vinculada a um processo de interiorização da UBE. É a primeira vez que o encontro ocorre fora de uma capital.
"A UBE sempre foi um organismo muito paulistano e a gente está trabalhando no sentido de transformá-la
realmente em um órgão de representação dos escritores do Brasil todo", afirmou.
Tornar o congresso de escritores um evento mais periódico também estará em pauta -há propostas para a realização do encontro a cada dois ou quatro anos.
A programação completa do congresso está no site www.ube.org.br.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.