Ribeirão Preto, Domingo, 01 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Busca pela "perfeição" pode virar doença

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

A busca desenfreada para atingir os padrões de beleza pode provocar o efeito contrário e se transformar em doença. Um grupo do HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão Preto atende atualmente 40 pacientes que sofrem com algum tipo de transtorno alimentar, como anorexia e bulimia.
No Grata (Grupo de Assistência aos Transtornos Alimentares), há 20 pessoas na fila aguardando o início do tratamento, feito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A anorexia, de acordo com o grupo, atinge mais adolescentes -com idades entre 13 e 17 anos-, enquanto a bulimia é mais facilmente encontrada em pessoas entre 24 e 27 anos, principalmente mulheres -a cada oito casos de distúrbio alimentar diagnosticados em todo o mundo, só dois são em homens, segundo o Grata.
"O anoréxico é mais fácil de diagnosticar. Com o tempo, ele vai ficando mais magro e criando rituais para se alimentar. O bulímico é mais difícil, pois mantém seu peso normal e costuma se trancar para forçar o vômito", afirmou José Ernesto dos Santos, coordenador do grupo e docente da divisão de nutrologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, vinculada à USP (Universidade de São Paulo).
Para o coordenador do grupo do HC, o problema passou a ser mais percebido pela sociedade por causa da exposição. "Com a divulgação na mídia e mais conhecimento, as famílias e pacientes aprenderam a diagnosticar os sintomas e estão buscando tratamento", afirmou.


Texto Anterior: Venda de itens para homens cresce 10% ao ano no país
Próximo Texto: Após 12 anos, São Simão reabre seu teatro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.