Ribeirão Preto, Domingo, 02 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dengue, enchentes, Stock e eleições marcam 2010

Foi também ano de sorte para aposentado de Santa Rita do Passa Quatro

Superlotação na Festa do Peão, censo do IBGE e luta pela ampliação do aeroporto Leite Lopes marcaram 2º semestre

MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DE RIBEIRÃO

A pior epidemia de dengue da história de Ribeirão Preto, a retomada do desenvolvimento econômico pós-crise, os efeitos climáticos, as eleições e as conquistas no campo esportivo marcaram o ano de 2010 na região.
Foi, também, um ano de sorte. Logo no primeiro dia, a pacata Santa Rita do Passa Quatro, de 26.420 habitantes, procurava o ganhador da Mega-Sena da Virada, sorteada no último dia de 2009.
O sortudo, Adolfo Justimiano Ferreira, 80, deixou a cidade por causa do assédio. Onze meses depois, concedeu entrevista exclusiva à Folha, em que falou que, após ficar milionário, o que mais gostou de fazer foi comprar um aparelho auditivo e um tratamento dentário completo para a mulher, Ana Ferreira, 78.
Além da dengue (leia texto nesta página), Ribeirão foi notícia por outros fatores ao longo do ano. Um deles foi a "estreia" da cidade como enredo de uma escola de samba paulistana, que não passou do modesto 11º lugar.
Março começou com as águas. Bastou meia hora de chuva forte para alagar oito pontos de Ribeirão, provocar congestionamentos e falta de energia. Esse cenário atingiria o ápice em 3 de dezembro, com uma chuva que alagou ruas e casas. Isso às vésperas da inauguração de mais uma etapa das obras antienchentes.
Já em junho, o glamour esportivo da Ribeirão dos grandes eventos voltou com a etapa da Stock Car nas ruas da zona sul, que reuniu um público de 42 mil pessoas. Foi um "prêmio de consolação" para quem pleiteava receber uma prova da Fórmula Indy -ocorrida na capital.
O ano também foi marcado pelo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Após quase quatro meses de trabalho, o resultado foi uma população de 605.114 habitantes em Ribeirão, 19,8% a mais que em 2000. Na região, o total chegou a 3,26 milhões, ou 370.441 moradores a mais.
Pessoas a mais foi o que marcou em agosto a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Com previsão de receber 100 mil pessoas, o Parque do Peão reuniu 150 mil no dia 28, para os shows de Luan Santana e Jorge & Matheus.

ELEIÇÕES
Em outubro, José Serra (PSDB) venceu, no primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) em 61 das 89 cidades da região. No segundo turno, ele venceu em 64, mas a petista conquistou a Presidência da República com vantagem de 12 milhões de votos.
A eleição terminou com 11 deputados eleitos -quatro federais e sete estaduais- pela região. Eles gastaram R$ 12,8 milhões durante suas campanhas.
Os dois últimos meses do ano foram marcados pela aviação, mais precisamente pelo aeroporto Leite Lopes, e a eterna batalha por sua internacionalização, e a entrada em operação dos 11 voos da Webjet, que provocaram superlotação no terminal de Ribeirão.



Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Aedes causou epidemia em 17 cidades durante o ano passado
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.